top of page

As folhas verdes melhoram a função cardíaca e reduzem o risco de diabetes e obesidade


Três estudos independentes associaram os vegetais de folhas verdes à redução de riscos de saúde relativos à obesidade, diabetes e complicações cardíacas, reforçando os benefícios de uma dieta rica nestes alimentos. Em particular, os cientistas das Universidade de Southampton e Cambridge apontam para o nitrato como um fator chave que tornam esses vegetais tão eficazes. Segundo o Dr. Andrew Murray, da Universidade de Cambridge, "Temos tido muitos resultados que demonstram o papel do nitrato na redução da pressão arterial e como regulador do metabolismo. Estes estudos apresentam mais três maneiras em que mudanças simples na dieta podem modificar o risco de diabetes tipo 2 e obesidade da população, bem como potencialmente aliviar sintomas de doenças cardiovasculares já existentes que prejudicam uma vida saudável em geral." Dr. Murray trabalhou em todos os três estudos.

Folhas verdes auxiliam na prevenção de ataques cardíacos e derrames

Para o primeiro estudo, que foi publicado no Jornal da Federação das Sociedades Americanas para Biologia Experimental, os especialistas investigaram o papel que os vegetais ricos em nitrato possuem na produção de células vermelhas do sangue, que fornece mais de um entendimento sobre o transporte de oxigênio no corpo, bem como a viscosidade do sangue. O consumo de vegetais de folhas verdes, tais como o espinafre, rico em nitrato, permite uma redução na produção de um hormônio chamado eritropoietina, que determina o comportamento das ocorrências acima mencionadas.

É importante manter o equilíbrio deste hormônio, uma vez que seu excesso pode causar danos ao organismo. Por exemplo, a quantidade excessiva de células sanguíneas pode causar a morte e enjoo em altitudes maiores, enquanto que o sangue muito espesso é associado com problemas do coração devido à privação de oxigênio em áreas como pequenos vasos sanguíneos onde o sangue não pode passar facilmente. Portanto, os pesquisadores afirmam que a redução da espessura do sangue também reduz o risco de formações de coágulos que podem levar a ataques cardíacos e derrames. O jornal afirma: "A supressão da expressão de eritropoietina hepática por nitrato pode, assim, agir para diminuir a viscosidade do sangue, e equilibrar o trânsito de oxigênio, enquanto que a detecção de oxigênio renal poderia atuar como um freio, evitando uma queda potencialmente prejudicial do hematócrito."

A ligação entre o consumo de folhas verdes e melhor fluxo de sangue

O segundo estudo reforçou a constatação de benefícios do nitrato para a saúde, observando que folhas verdes são uma forma eficaz de ajudar o bombeamento do coração com mais eficiência. Este estudo, publicado no The Journal of Physiology, descreve que o nitrato na dieta protege o coração e melhora o fluxo sanguíneo geral. Alguns dos pontos-chave deste estudo diz que "a suplementação de nitrato suprime a expressão arginase cardíaca e aumenta os níveis de tecido L-arginina em ambas as condições de hipóxia e normóxicas" e que "a suplementação de nitrato pode, assim, ser benéfica para indivíduos expostos à hipóxia hipobárica em altitude ou em pacientes com doenças caracterizadas pela hipoxia do tecido e disfunção energética, tais como insuficiência cardíaca e doença pulmonar obstrutiva crônica, ou em doentes em estado crítico".

Combata as células de gordura e reduza o risco de diabetes comendo mais verduras

A obesidade foi o foco do terceiro estudo, publicado sobre Diabetes. Os pesquisadores descobriram que o nitrato tem o potencial para ajudar a converter células de gordura "ruim", que são brancas, em células bege que são semelhantes às "boas" células de gordura marrom que trabalham para reduzir os riscos de obesidade e diabetes tipo 2. "Ao resultar em células bege exibem-se efeitos anti-obesidade e anti-diabéticos", observa o estudo, "o nitrato pode ser um meio eficaz de induzir a resposta de escurecimento no tecido adiposo para tratar a síndrome metabólica". Alimentos ricos em nitrato incluem espinafre, salsa e alface, entre outros.

Leia mais em:

Artigos em destaque
Artigos Recentes
Busca por Tags
Nenhum tag.
bottom of page