top of page

PROBLEMAS DIGESTIVOS E PORQUE SÃO TÃO COMUNS.


Quase todo mundo tem tido problemas digestivos ultimamente. Crohn, Síndrome do Intestino Irritável, colite, doença celíaca e dezenas de outros distúrbios digestivos criaram uma indústria de produtos livres de açúcar, livres de glúten e sem lactose. Então, porque as pessoas com problemas digestivos, não conseguem se curar e têm que escolher entre seguir uma dieta rigorosa ou sofrer as consequências dolorosas?

DESEQUILÍBRIO DA FLORA INTESTINAL

Uma das principais razões dos alimentos não serem digeridos corretamente é o desequilíbrio bacteriano em seu sistema intestinal. Uma relação ideal para que um intestino funcione corretamente é de 85% de bactérias boas para 15 por cento más, e quando isso acontece as boas bactérias florescem e conseguem fazer seu trabalho de digerir e absorver certos amidos, fibras e açúcares.

Infelizmente, os hábitos de uma vida repleta de antibióticos, açúcar, álcool, toxinas, e comida “morta”, destrói o equilíbrio adequado para uma boa digestão.

Se quiser recuperar o equilíbrio adequado da flora intestinal, considere alimentos antibacterianos e ervas como alho, cebola, orégano e cravo. Ao mesmo tempo considere alimentos ricos em probióticos como vegetais de folhas verdes e alimentos fermentados como chucrute, kefir e tempeh*.

DEFICIÊNCIA ENZIMÁTICA

As enzimas desempenham um papel fundamental, permitindo que nossos corpos façam a digestão corretamente e aproveitem todo o potencial dos nutrientes que ingerimos. Se não ingerimos enzimas suficiente através da comida, podemos sobrecarregar o pâncreas e eventualmente prejudicar a produção de enzimas necessárias para facilitar a digestão.

Para maximizar a sua produção de enzimas, primeiro aumente o consumo de alimentos crus, orgânicos como mamão, abacaxi, pólen de abelha, kefir e legumes fermentados. Mastigue a comida completamente para misturá-la com a saliva, rica em enzimas, o que ajuda o processo de pré-digestão.

O suco é uma maneira de aumentar a quantidade de enzimas mais assimiláveis em seu sistema digestivo, assim como suplementos de enzima sistêmica digestiva.

DEFICIÊNCIA DE MAGNÉSIO

Anteriormente, acreditava-se que o magnésio era importante para até 325 processos enzimáticos, mas de acordo com nova pesquisa, esse número está mais perto de 800. Isto torna o magnésio muito importante no processo digestivo.

Magnésio é também importante para o bom funcionamento dos músculos, incluindo aqueles que cobrem o seu aparelho digestivo. A deficiência de magnésio provoca lentidão na ação peristáltica, o que dificulta a circulação de resíduos e dá suporte ao processo digestivo.

Considere suplementos de magnésio e reforce o consumo de saladas ricas em legumes e verduras.

STRESS

O estresse cria todos os tipos de problemas para o seu sistema digestivo. Ele remove de seu corpo várias vitaminas e minerais (vitaminas do complexo B e magnésio, para citar alguns), enrijece os músculos, diminuindo os movimentos intestinais e inibe a absorção de enzimas e probióticos, bem como outros nutrientes.

Controle o estresse através de camomila, kefir e atos de gratidão, meditação e exercício.

ENTOXICAÇÃO POR METAIS PESADOS

Existem diversas toxinas que podem causar problemas digestivos, no entanto, uma das toxinas mais prejudiciais ao intestino está na categoria dos metais pesados.

Os metais pesados são inseridos em nossos organismos de diversas maneiras, mas alguns dos fatores mais problemáticos são as vacinações e amálgamas de mercúrio. Eles não apenas sobrecarregam o funcionamento da vesícula biliar, fígado e pâncreas (incluindo a produção de bile para facilitar a digestão), mas os metais pesados também matam as bactérias boas prejudicando ainda mais o processo digestivo.

Desintoxicação de metais pesados é um processo delicado e deve ser tratado por um profissional, mas você pode considerar clorela e coentro para ajudar a removê-los do seu sistema.

PARASITAS

Um fator muito ignorado ultimamente, mas que influencia diretamente na digestão e absorção de nutrientes é a existência de parasitas no trato intestinal e sistema digestivo.

Através da Bioenergética é possível verificar de forma eficiente a existência de parasitas, fungos, bactérias e vírus no organismo. Marque uma consulta.

*Tempeh é um alimento popular e típico da Indonésia. Consiste em uma massa pré-cozida de grãos de soja, fermentados e unidos pelo crescimento do micélio Rhizopus Oligosporus, pertencente ao reino Fungi. O tempeh é vastamente utilizado pela culinária oriental, e é reconhecido por diversos povos como um alimento básico da dieta vegetariana. E não é por menos: a quantidade de proteínas, vitaminas e minerais em um pequeno pedaço de tempeh é impressionante.

Fontes:

http://www.naturalnews.com

http://www.organiclifestylemagazine.com/enzymes-and-health/

http://drcarolyndean.com/2012/10/when-magnesium-makes-me-worse/

Artigos em destaque
Artigos Recentes
Busca por Tags
Nenhum tag.
bottom of page