top of page

5 SINAIS DE ALERTA: ENVELHECIMENTO PRECOCE?


Nossos corpos são uma obra de arte surpreendente. Eles nos contam tudo o que precisamos saber sobre a nossa saúde através de sinais sutis, mas muito óbvios. O problema é que muitas vezes estamos muito ocupados ou com medo de prestar atenção ao que eles estão nos dizendo. Quando decidimos ouvi-los, porém, podemos tomar medidas corretivas, atacar as doenças e nos preparar a longo prazo.

Enquanto os sinais externos de envelhecimento prematuro podem nos fazer sentir "velhos", eles também podem ser um sinal de que algo está acontecendo em nossos corpos. Como qualquer mudança em nosso corpo, se é crônica e não pode ser atribuída a um evento específico, é recomendável que você faça um check-up com o seu médico.

É claro que qualquer sinal de envelhecimento deve levar em conta os nossos genes, o ambiente e estilo de vida. Assim, para determinar se estamos envelhecendo rapidamente ou não, é importante entender a nossa história pessoal.

AQUI ESTÃO 5 SINAIS DE QUE VOCÊ ESTÁ ENVELHECENDO RAPIDAMENTE:

UM SORRISO APAGADO:

É fácil entender que o desgaste diário mais o processo natural de envelhecimento acabarão se refletindo em nossos dentes, que poucos anos antes eram brancos e brilhantes. O esmalte dos dentes se desgasta com o tempo devido a certos tipos de alimentos e, como resultado, eles apresentarão uma tonalidade amarela. A maior ameaça para o nosso sorriso são os alimentos e bebidas açucaradas, além da cafeína e cigarro.

COMO PREVENIR:

  • Diminua ao máximo o consumo de alimentos açucarados, cafeína e refrigerantes.

  • Elimine o cigarro.

  • Tente evitar lanches frequentes que irão aumentar os níveis de ácidos na boca, contribuindo para a má saúde oral.

  • Coma mais frutas e vegetais frescos. Isso ajudará a colocar seu corpo em um estado alcalino, e criar dentes fortes e saudáveis.

SOBRANCELHAS E CÍLIOS MAIS FINOS:

Em geral, o envelhecimento faz com que o cabelo se torne mais fino, e a mudança dos hormônios em nossos corpos podem fazer com que as sobrancelhas e cílios se tornem desiguais e escassos. Anos de pinça e tratamentos de beleza danificam os folículos, dificultando o crescimento dos fios.

COMO PREVENIR:

  • Adicione alimentos à sua dieta que promovem o crescimento do cabelo, com vitaminas A, C e E.

  • Massageie com óleo de coco as áreas afetadas para ajudar a estimular o crescimento do cabelo.

  • Esfolie com uma combinação de óleo de coco e açúcar para aumentar a circulação da área afetada.

OLHOS VERMELHOS:

Os olhos vermelhos não são apenas o resultado de uma noite mal dormida, do frio, ou alergias, mas os olhos vermelhos crônicos também podem sinalizar outras doenças em seu corpo, especificamente a inflamação. Inflamação e envelhecimento estão intimamente relacionados, porque à medida que envelhecemos, nossos corpos produzem pequenos níveis de inflamação que estão associados com dores nas articulações, artrite e até mesmo a doença de Alzheimer.

COMO PREVENIR:

  • Avalie sua dieta e adicione mais chá verde, frutas silvestres ricas em antioxidantes e ômega-3.

  • Crie um colírio natural de chá de camomila ou use um saco de chá de camomila morno como uma compressa.

  • Com um conta-gotas limpo, adicione uma ou duas gotas de óleo de rícino nos cantos de cada olho.

MUDANÇAS NO TOM DE PELE E TEXTURA:

Não é nenhuma surpresa que mudanças no tom e textura da pele aparecerão à medida que envelhecemos. A rapidez com que isso acontece é geralmente o resultado de nossos hábitos de saúde, incluindo nossa dieta, exercício e padrões de sono. Há também causas ambientais para o envelhecimento da pele, incluindo a exposição frequente ao sol e poluição.

COMO PREVENIR:

  • Use protetores solares naturais. Você pode até mesmo fazer o seu próprio*, utilizando óleo de coco, azeite de oliva, e óxido de zinco.

  • Use um esfoliante feito de açúcar, bicarbonato de sódio, e iogurte para esfoliar suavemente e iluminar a pele.

  • Aplique vitamina K líquida para clarear manchas da idade.

CABELO OPACO E QUEBRADIÇO:

As alterações hormonais que acontecem enquanto envelhecemos são provavelmente a principal razão para o cabelo frágil e quebradiço. Há outros fatores, como estresse frequente, medicamentos, sem mencionar escovas excessivas, coloração, e outros produtos químicos. À medida que envelhecemos, é importante ser gentil com o nosso cabelo e couro cabeludo para manter os folículos saudáveis e produtivos.

COMO PREVENIR:

  • Elimine produtos químicos de sua rotina de cuidados do cabelo e use produtos naturais ricos em proteínas.

  • Considere a adição de uma dose de biotina aos seus suplementos diários.

  • Massageie com óleo morno seu couro cabeludo uma vez por semana.

  • Reduza o número de lavagens por semana.

Tudo o que fazemos para cuidar de nossos corpos tem o poder de promover uma mudança imediata. Claro, não podemos controlar fatores hereditários, mas podemos controlar muitos fatores que causam o envelhecimento prematuro. Não é difícil estabelecer uma rotina de cuidados, mas para garantir uma boa saúde a longo prazo, você deverá ter determinação.

AQUI ESTÃO ALGUMAS DIRETRIZES GERAIS A SEREM CONSIDERADAS:

  • Controle o estresse e a ansiedade com meditação e yoga.

  • Mantenha as articulações saudáveis ​​através do movimento diário.

  • Controle os níveis de açúcar no sangue, com alimentos orgânicos e frescos.

  • Tome suplementos para garantir níveis adequados de vitaminas e minerais.

  • Obtenha pelo menos 7-8 horas de sono por noite.

Não é difícil perceber que um estilo de vida simples e saudável não só promove um corpo mais saudável, mas também contribui para uma aparência saudável. Use os sinais de envelhecimento prematuro como um alerta e tome os devidos cuidados. Faça check-ups regulares e, em seguida, comece a fazer pequenas alterações na sua rotina.

A mensagem principal é: sejamos bons para nós mesmos.

* (em inglês) http://wellnessmama.com/2558/homemade-sunscreen/

Fonte:

https://www.powerofpositivity.com/5-signs-youre-aging-quicker-than-you-should/

Artigos em destaque
Artigos Recentes
Busca por Tags
Nenhum tag.
bottom of page