top of page

FAZER TATUAGEM, OU NÃO? CONHEÇA OS RISCOS À SAÚDE ANTES DE DECIDIR.


Ter o corpo tatuado se tornou algo comum em todas as partes do mundo. Mas poucos levam em consideração os riscos que as tatuagens trazem para a saúde. Dra. Marie Leger, dermatologista da Universidade Langone Medical Center, em Nova York, estudou as reações adversas às tatuagens.

Muitas vezes as pessoas se arrependem ao tatuar um desenho estranho ou aquela homenagem a um amor do passado, mas desconhecem alertas importantes que podem afetar sua saúde para sempre.

Antes de decidir por uma tatuagem, saiba quais riscos você está correndo:

Infecções

Este é o primeiro ponto de alerta, pois um estúdio de tatuagem que não utiliza regras rígidas de higienização, pode causar sérias infecções.

Na verdade, as infecções podem vir de um grupo de diferentes fontes, incluindo do próprio artista que irá fazer a tatuagem, bem como da tinta.

Em 2012, houve um surto de infecções de pele em Nova York. A fonte das infecções foi rastreada até um lote de tinta cinza que havia sido contaminada com uma bactéria chamada mycobacterium, disse Leger. As bactérias que causaram as infecções, Mycobacterium chelonae, podem causar dolorosas erupções cutâneas que duram meses. Ela é um parente da micobactéria que causa a tuberculose e a lepra.

Embora infecções bacterianas sejam o tipo mais comum de infecção associada às tatuagens, ser tatuado também pode levar a infecções fúngicas e virais, disse Leger. As pessoas podem até mesmo desenvolver verrugas, disse ela.

Importante: se uma tatuagem ficar vermelha, inchada ou dolorosa, ou começar a drenar, vá ao seu médico imediatamente.

Alergias

"As pessoas podem desenvolver alergia às suas tatuagens", disse Leger.

Na verdade, os pacientes que não tiveram nenhuma reação alérgica à sua primeira tatuagem podem mais tarde desenvolver uma alergia ao fazer uma segunda ou terceira tatuagem.

Leger descreveu uma paciente que tinha feito uma tatuagem vermelha há vários anos. Quando a mulher fez uma segunda tatuagem, uma década depois, as áreas em vermelho tanto da nova quanto da tatuagem antiga se tornaram ainda mais vermelhas e coçavam.

Alergia a tatuagem pode ser difícil de tratar. Os esteroides tópicos ou injeções de esteroides às vezes podem ajudar, mas em casos mais extremos, a área de pele tatuada precisa ser removida do corpo cirurgicamente.

Escondendo a evidência

Cobrir sua pele com tatuagens pode encobrir problemas de saúde, impedindo-os de serem diagnosticados precocemente.

Há relatos de tatuagens que cobrem cânceres de pele, incluindo melanoma, carcinomas basocelulares e carcinomas de células escamosas, disse Leger.

Um relato de caso 2013 descreveu um homem cujo melanoma foi revelado só depois que ele removeu uma tatuagem com laser. O crescimento canceroso estava coberto de tinta preta.

Tatuagens podem dificultar para o dermatologista realizar uma checagem da pele e encontrar manchas ou verrugas que podem ser cancerígenas, disse ela. Em câncer de pele, a detecção precoce é fundamental, acrescentou.

A exposição ao sol

Proteger a pele do sol é sempre importante, mas tatuagens podem aumentar o risco de sofrer os efeitos da exposição excessiva ao sol, disse Leger.

Para algumas pessoas, a exposição ao sol pode inflamar as tatuagens e causar coceira.

Em um estudo dinamarquês de 2014, os pesquisadores entrevistaram banhistas tatuados e descobriram que 42 por cento tiveram reações adversas. Destas queixas, mais da metade estavam relacionadas com a exposição ao sol, incluindo relatórios de inchaço, coceira e vermelhidão.

É bem sabido que a tinta amarela pode causar coceira, vermelhidão e inchaço quando exposta ao sol; isso acontece por causa do cádmio encontrado na tinta, disse Leger. Mas outras cores podem causar problemas também.

No estudo dinamarquês, por exemplo, reações cutâneas foram observadas principalmente em pessoas com tinta preta, vermelha e azul em suas tatuagens.

Queimaduras induzidas por ressonância magnética

Pessoas com tatuagens podem ter problemas se precisarem fazer um exame de ressonância magnética. Por exemplo, um relato de 2011 descreveu um jogador de futebol profissional que sofreu queimaduras no local onde tinha uma tatuagem preta, durante uma ressonância magnética.

Esse caso foi um alerta sobre tatuagens e ressonância magnética, disse Leger. De acordo com o relatório do caso, as queimaduras resultaram de correntes elétricas que se formam no ferro contido na tinta da tatuagem.

Pacientes com mais tinta preta em suas tatuagens possuem maior risco de problemas na ressonância magnética, porque esta tinta contém óxido de ferro, disse Leger. No entanto, as tintas vermelhas podem também conter ferro.

A incerteza é a única certeza.

Além dos elementos corantes, produtos para tatuagem podem também conter outras substâncias, como solventes, espessantes, conservantes e diversas impurezas. Como não existe uma regulamentação e poucos estudos relacionados, ninguém sabe afirmar exatamente o quanto são tóxicos e cancerígenos. Para o bem de sua saúde, pense muito antes de fazer uma tatuagem e saiba que está injetando em sua pele diversas substâncias tóxicas que irão causar, mesmo que silenciosamente, diversas reações e poluir seu organismo permanentemente.

Artigos em destaque
Artigos Recentes
Busca por Tags
Nenhum tag.
bottom of page