top of page

ALIMENTOS QUE COMBATEM A ANEMIA

A anemia é definida pela Organização Mundial de Saúde (OMS) como a condição na qual o conteúdo de hemoglobina no sangue está abaixo do normal como resultado da carência de um ou mais nutrientes essenciais, seja qual for a causa dessa deficiência. A hemoglobina é o pigmento dos glóbulos vermelhos (eritrócitos) e tem a função vital de transportar o oxigênio dos pulmões aos tecidos.

Os valores normais para a concentração de hemoglobina sanguínea é de 13g∕dL para homens,12 g ∕dL para mulheres e 11 g ∕dL para gestantes e crianças entre 6 meses e 6 anos.

Segundo a Organização Mundial de Saúde, 30% da população mundial é anêmica, sendo que sua prevalência entre as crianças menores de 2 anos chega a quase 50%.

São várias as causas de anemia, sendo a anemia por deficiência de ferro a mais prevalente em todo o mundo. Crianças, gestantes, lactantes (mulheres que estão amamentando), meninas adolescentes e mulheres adultas em fase de reprodução são os grupos mais afetados pela doença, muito embora homens - adolescentes e adultos - e os idosos também possam ser afetados por ela.

Sinais e sintomas de anemia

  • Pressão arterial baixa

  • Perda de memória

  • Falta de ar

  • Coração batendo forte

  • Depressão

  • Dor de cabeça

  • Mãos e pés frios

  • Pele pálida e sem brilho

  • Zumbido nos ouvidos

7 super alimentos para combater a anemia e equilibrar a hemoglobina

Beterraba

A beterraba é conhecida por ser muito eficaz na luta contra a anemia. Tem alto teor de ferro, o que ajuda na reparação das células vermelhas do sangue. Uma vez que as células vermelhas do sangue são ativadas, o fornecimento de oxigênio para todas as partes do corpo aumenta. Adicionando a beterraba em qualquer forma em sua dieta diária ajudará a combater facilmente anemia. A beterraba pode ser preparada em salada ou, alternativamente, pode ser cozida com outros vegetais.

Romã

A romã é uma superfruta porque contém muitos componentes benéficos. Ela contém proteínas, carboidratos, gorduras e fibras. Também possui alta quantidade de ferro e cálcio, minerais como potássio e cobre e outras vitaminas. Ela aumenta a hemoglobina no seu sangue e ajuda no fluxo de sangue saudável. Ela dá energia instantânea e você vai sentir menos cansaço, tonturas e fraqueza, que são sintomas típicos de anemia.

Carne Vermelha

Se você não é vegetariano, consumir carne vermelha e frango pode fornecer uma quantidade elevada de ferro heme, que é muito mais fácil de ser absorvido pelo organismo. O coração, rins, fígado e carnes vermelhas contêm altas quantidades de ferro. É também uma grande fonte de vitamina B12. Verificou-se que a carne mais do que cumpre 600% das necessidades diárias de ferro do corpo. Frutos do mar são igualmente excelentes para combater a anemia.

Tomates

Os tomates são ricos em vitamina C e licopeno. A vitamina C nos tomates ajuda a fácil absorção do ferro. Tomates também são ricos em betacaroteno e vitamina E, que também é benéfico para o cabelo e cuidados com a pele. Mas prefira os tomates orgânicos, para evitar os componentes tóxicos dos pesticidas.

Ovos

Os alimentos com grande quantidade de antioxidantes, bem como alimentos ricos em proteína, como ovos são muito benéficos para o paciente anêmico. Ovos fornecem uma generosa quantidade de nutrientes à dieta com muito poucas calorias. Prefira também os ovos caipiras.

Sementes de gergelim

As sementes de gergelim são outro excelente alimento para combater ou tratar a anemia. Especialmente as sementes de gergelim preto são uma rica fonte de ferro. Existem diversas maneiras de consumir as sementes na alimentação para tratar a anemia.

Amêndoas

Amêndoas contêm nutrientes importantes, incluindo vitaminas e ferro que podem combater anemia e aumentar o nível de hemoglobina. O melhor método para ingerir as amêndoas é mergulhando-as durante a noite em água. No dia seguinte, remova sua pele e coma.

Fontes:

http://blogs.naturalnews.com/7-potent-superfoods-combat-anemia-balanced-hemoglobin/

http://www.indicedesaude.com/artigos_ver.php?id=555

Artigos em destaque
Artigos Recentes
Busca por Tags
Nenhum tag.
bottom of page