top of page

COMO A NUTRIÇÃO PODE COLABORAR NO EQUILÍBRIO HORMONAL DURANTE A MENOPAUSA

  • Vera Lopes
  • 6 de jul. de 2015
  • 3 min de leitura

Mulher feliz

As mulheres foram levadas a acreditar que não existe alternativa à terapia de reposição hormonal ou então elas terão que sofrer obrigatoriamente os sintomas da menopausa.

Na realidade, porém, as mulheres não precisam ser atormentadas por ondas de calor, suores noturnos, confusão mental, depressão e ganho de peso enquanto passam pela menopausa. Uma dieta saudável e alimentos integrais podem aliviar esses desconfortos, sem a necessidade de terapia de reposição hormonal, seja natural ou não.

A menopausa é definida como 12 meses consecutivos sem um período menstrual e a idade média da menopausa é aos 51 anos.

No entanto, a peri-menopausa, que são os anos que antecedem gradualmente a suspensão menstrual, podem começar cedo, por volta dos 35 e estender-se por 10 ou 15 anos. Durante este tempo, os ovários diminuem a produção de dois hormônios, em particular, o estrogênio* e a progesterona. O desequilíbrio desses hormônios leva a desconfortos comumente sentidos por mulheres neste período.

Aqui estão 5 dicas básicas e muito simples que são fáceis de adotar em sua dieta. Rapidamente, estes pequenos hábitos nutritivos irão ajudá-la na transição suave durante a menopausa:

1. Corte a adição de açúcar e carboidratos refinados.

Eles podem elevar os níveis insulina, promover ganho de peso e aumentar as reservas de gordura, especialmente ao redor da barriga. Esses depósitos de gordura, por sua vez, podem promover níveis mais elevados de estrogênio circulante, alterando o equilíbrio de seu estrogênio / progesterona para níveis fora dos eixos.

2. Adicione mais frutas e verduras.

Fito estrogênios são fracos estrógenos vegetais encontrados em mais de 300 plantas, incluindo amoras, cerejas, cranberries, cenouras, bananas, laranjas, beterraba, cebola, pimentão, aveia, ameixas, azeitonas e batatas. Fito estrogênios se ligam a receptores de estrogênio e equilibram os níveis de estrogênio por terem um efeito estrogênico se os níveis de estrogênio estão muito baixos, e bloqueando os estrogênios mais fortes se os seus níveis estão muito altos.

3. Maior consumo de fibras, sementes de linhaça especialmente.

Nossos corpos excretam o excesso de estrógeno através do intestino, e se não for excretado, o estrogênio será reabsorvido e continuará a circular. Uma dieta rica em fibras irá auxiliar nesse processo. As sementes de linhaça são uma grande fonte de fibras, mas elas também são ricas em lignanas (fito estrógenos particularmente fortes). As sementes de linhaça e seus lignanos têm mostrado em estudos que auxiliam tanto reduzindo o risco de câncer da mama e retardando o crescimento de tumores da mama. Lignanas não só têm propriedades antivirais, antibacterianas e antioxidantes, mas também ajudam a diminuir o LDL (mau) colesterol e aumentar o HDL (bom colesterol).

4. Evite cafeína, alimentos picantes e álcool.

Estas são todas as substâncias que produzem calor e contribuirão para as ondas de calor. Em vez disso, tente alimentos de resfriamento, como melão, brotos de feijão, aipo, maçãs, aspargos e uvas.

5. Comer apenas proteína animal e produtos lácteos orgânicos.

Muita proteína animal e produtos lácteos são tratados com hormônios de crescimento que podem contribuir para o desequilíbrio do estrogênio em seu corpo. Escolher carne orgânica e laticínios rotulados "sem adição de hormônios ".

*O que exatamente é o estrogênio?

Estrógeno não é apenas um hormônio, mas toda uma classe de hormônios sexuais relacionados que as mulheres têm em níveis elevados, incluindo o estriol, estradiol e estrona. O estradiol é o hormônio sexual primário para mulheres grávidas que se forma nos folículos ovarianos em desenvolvimento, e é responsável por características femininas físicas e funcionamento sexual. O estriol é feito a partir da placenta e é produzido durante a gravidez, e estrona é o componente estrogênio principal que está presente após a menopausa.

Baixos níveis de estrogênio

Os níveis de estrogênio aumentam durante a puberdade enquanto o corpo muda, e eles naturalmente caem durante a menopausa, da mesma maneira que os corpos das mulheres mudam de novo entre os 40 a 55 anos. Estas alterações nos níveis hormonais são completamente naturais, mas elas podem ser alarmantes enquanto estão acontecendo. A elevação dos níveis de estrogênio durante a puberdade causa o desenvolvimento da mama e um corpo mais maduro para as meninas, enquanto que as mudanças que acompanham a menopausa podem criar períodos irregulares, calores, perda da libido e secura vaginal.

Exceto durante a menopausa, há muitas outras razões pelas quais os níveis de estrogênio são alterados. Eles incluem:

Exercício e treinamento em regimes extremos

Síndrome do ovário policístico (SOP)

Perda gestacional

Hipopituitarismo

Hipogonadismo

Mulheres com risco de baixos níveis de estrogênio

Mulheres com baixa gordura corporal possuem o risco de apresentar baixos níveis de estrogênio, sejam atletas ou pessoas com transtornos alimentares. Baixos níveis de estrogênio ou alterações que não ocorrem quando deveriam (ou seja, após a menopausa) podem ser um bom motivo para você visitar seu médico e fazer os testes necessários.

Fontes:

http://www.greenmedinfo.com/blog/eating-your-way-hormonal-balance

http://www.healthy-holistic-living.com/estrogen-imbalance.html


 
 
 

Comments


Artigos em destaque
Artigos Recentes
Busca por Tags

Cadastre-se para receber informações

sobre bem estar, receitas saudáveis

e dicas de saúde.

bottom of page