É época de pinhão! Vamos aproveitar os nutrientes dessa delícia?
- Vera Lopes
- 9 de jun. de 2015
- 4 min de leitura

Chegaram as festas juninas e com elas todas as comidinhas tradicionais. Que tal aproveitar o melhor do pinhão?
O pinhão é uma polpa é formada de amido, vitaminas do complexo B, cálcio, fósforo, zinco e proteínas. Nutrientes essenciais para a manutenção do organismo. É também um excelente alimento para nutrição cerebral, pois nutrientes como o zinco e vitaminas do complexo B, ajudam a nutrir as células do nosso sistema nervoso central, auxiliando na memória e raciocínio rápido. Consumindo de 6 a 10 unidades de pinhão ao dia, garantimos a quantidade mínima exigida destas vitaminas e minerais. Pode ser preparado de diversas maneiras, utilizado em preparações mais elaboradas, como a paçoca de pinhão, ou até mesmo consumido puro, cozido ou assado. Porém é necessário lembrar que esta semente possui um alto valor calórico, sendo então, um “perigo” para pessoas que estão cuidando de seu peso e saúde. Prefira sempre consumi-lo na forma pura, pois as preparações com farinha, linguiça e carne, elevam seu valor calórico.
Confira abaixo um verdadeiro e falso sobre a semente da araucária:
A semente é rica fonte de nutrientes
Verdadeiro. O pinhão é um alimento rico em diversos nutrientes importantes para a saúde. Uma porção de 100 g é abundante em proteínas (3,94 g), cálcio (35 mg), ferro (70 mg), fósforo (136 mg) evitaminas A, B1 e C. No total, serão consumidas 196 kcal e 1,34 g de gorduras.
Quando preparado com pratos doces, perde suas propriedades
Falso. Na realidade, o pinhão é um alimento muito versátil — podendo ser utilizado em diversos tipos de bolos, tortas e outros pratos doces. Sua polpa é a parte comestível, e deve ser consumida depois de cozida. O modo de preparo não altera o valor nutricional dele, assim as propriedades continuam as mesmas.
O pinhão cozido pode ser conservado na salmoura
Verdadeiro. Sim, é verdade que o pinhão pode ser conservado na salmoura; além disso, conservar no vinagre também é uma escolha adequada. Outra opção é cozinhar bem — por sua casca ser dura, esse primeiro passo é fundamental —, descascar e reservar apenas a polpa no freezer. Dessa maneira, ele mantém o sabor e o valor nutritivo no momento do consumo.
A porção diária recomendada é de 100g
Verdadeiro. O pinhão é uma semente muito apetitosa e tem alto valor alimentício, por ser rico em proteínas e possuir um teor de 50% a 60% de óleo. Para atingir as necessidades diárias dos nutrientes que o pinhão possui, a indicação é que se consuma entre seis e 10 unidades.
É um alimento de baixa caloria
Falso. O pinhão deve ser consumido moderadamente, uma vez que possui alto teor de gordura: uma porção de 100 g do alimento pode ter até 196 kcal. Ainda assim, seu consumo em quantidade adequada traz diversos benefícios à saúde, como o fortalecimento dos ossos, já que é uma semente extremamente rica em mineirais como cálcio e fósforo.
Pode ser consumido como um aperitivo
Verdadeiro. Uma dica saborosa para se levar em conta naquele momento que estiver preparando o pinhão é cozinhá-lo e deixar somente a sua polpa à mostra, depois deve-se adicionar um pouco de sal, algumas pitadas de orégano e também de pimenta do reino. Diversos pratos salgados, como o pinhão, são típicos em inúmeras regiões brasileiras, com destaque para a cidade de Jales, localizada no estado de Santa Catarina, a qual abriga todos os anos, durante o mês de junho, a tradicional Festa Nacional do Pinhão.
Abaixo duas receitas que podem ser incorporadas ao cardápio.
Saudáveis e fáceis de fazer com pinhão:
SALADA DE PINHÃO E AGRIÃO
Ingredientes:
. 4 xícaras (chá) de pinhões cozidos (se quiser, use lentilha)
. 1 xícara (chá) de cebolinha verde picada
. 1 cebola roxa grande cortada em cubinhos
. 4 xícaras (chá) de folhas de agrião
Molho: 2 colheres (sopa) de suco de limão . 1 colher (sopa) de mostarda . 1 colher (sopa) de mel . 1/4 de xícara (chá) de azeite . Sal e pimenta-do-reino a gosto
Modo de preparo:
Corte os pinhões em rodelas e misture em uma saladeira com a cebolinha, a cebola e o agrião.
Molho: Em uma tigela, junte todos os ingredientes e mexa até obter um molho homogêneo. Regue a salada com o molho, misturando delicadamente. Sirva.
ARROZ INTEGRAL COM PINHÃO
Ingredientes:
250g de arroz cateto integral;
700g de pinhão (precisa-se de 250g cozidos sem casca);
700mL de água;
sal marinho a gosto;
salsinha a gosto
Modo de Preparo:
Cozinhe o pinhão em panela de pressão por aproximadamente 40 minutos. Após cozidos, descascar os pinhões, cortar em pequenos pedaços e reservar.
Lavar o arroz e colocá-lo em uma panela, preferencialmente de barro, com a água. Levar ao fogo alto até ferver por mais 15 minutos, deixando a panela semi-tampada, depois, abaixar o fogo.
Quando a água estiver bem mais baixa mas ainda cobrindo o arroz, colocar o sal e os pinhões e tampar toda a panela.
Quando secar a água desligar o fogo e adicionar a salsinha picada. Se desejar, pode regar o arroz com azeite de oliva extra virgem.
Rendimento: 8 porções
Fontes:
http://revistavivasaude.uol.com.br/nutricao/verdadeiro-e-falso-sobre-o-pinhao/616/#
http://nutricionistafabiolafrezzaandriola.blogspot.com.br/2011/06/conhecendo-os-beneficios-do-pinhao.html
http://mdemulher.abril.com.br/receitas/delicias-da-calu/salada-de-agriao-e-pinhao
http://www.emporiumvida.com.br/receitas.php?rece=28
Commentaires