Receitas naturais de repelente e para aliviar a picada de insetos.
- Vera Lopes
- 8 de mai. de 2015
- 3 min de leitura

Se você prefere evitar ao máximo os produtos químicos que trazem altas concentrações de elementos tóxicos ao organismo humano e aos animais, aí vão algumas receitas úteis e caseiras que irão ajudar a prevenir a picada de insetos, auxiliando inclusive na prevenção de doenças como a dengue.
E para aliviar a picada de insetos, quando for inevitável, algumas sugestões caseiras mas eficientes para o alívio da coceira e irritação da pele.
REPELENTE CASEIRO
Ingredientes:
100 gramas de alho fresco
100 ml de óleo de bebê
½ litro de álcool isopropílico
Coloque o alho em uma tigela com o álcool e deixe descansar por 4 dias. Lembre-se de agitar a mistura duas vezes por dia. No final dos 4 dias, adicione o óleo de bebê e você terá um repelente caseiro.
Guarde o repelente em uma garrafa ou recipiente com tampa, de maneira que fique bem fechado. O repelente é gentil o suficiente para colocar em sua pele, mas você só precisará de algumas gotas em cada parte do corpo mais propícia às picadas, como pulsos, tornozelos, parte de trás do pescoço e atrás dos joelhos para manter os mosquitos longe.
Esse repelente também irá repelir pulgas, por isso é seguro no uso em animais domésticos. Aplique algumas gotas atrás das orelhas do animal e no dorso no animal. Só não permita que o animal venha a lamber o repelente.
Alguns cuidados: guarde o repelente longe de crianças e animais domésticos, cuidado para não ingerir o produto ou aplicá-lo em áreas próximas aos olhos ou mucosas.
PARA ALIVIAR A PICADA DE INSETOS
1. Casca de banana: esfregue a parte interna da casca de banana na região picada pelo inseto. A banana é ótima cicatrizante e pode até estancar sangramentos. Ela vai, em poucos minutos, desinchar a pele.
2. Manjericão: amasse as folhas de manjericão até tirar o líquido escuro que elas guardam. Em seguida, passe esse líquido na pele, pois ele contém cânfora e timol, propriedades que aliviam a coceira.
3. Gelo: uma alternativa fácil, pois todo mundo tem em casa. Uma pedra de gelo alivia a coceira e a dor causada pela picada de insetos. Isso acontece porque as fibras nervosas da pele ficam anestesiadas e a pessoa acaba não sentindo os incômodos.
4. Mel: passe um pouco de mel natural na picada, pois a irritação e inchaço passarão rápido. O mel tem propriedades antibacterianas e anti-inflamatórias.
5. Leite e água: se você não tem alergia à lactose, essa é uma dica perfeita. Misturar leite e água e colocar na picada do inseto acaba com todos os sintomas: dor, inchaço e coceira. Os ingredientes precisam ter a mesma quantidade e estarem gelados. Não faça a aplicação direto na pele, use um pano limpo.
6. Bicarbonato de sódio: este produto tem mil e uma utilidades, e uma delas é aliviar picadas de inseto. O segredo é o seguinte: o bicarbonato de sódio é um composto alcalino que ajuda a neutralizar o pH da pele. Graças a isso, ele combate a inflamação causada pela picada, e consequentemente, alivia a dor. Basta passar um pouco de bicarbonato na pele e, depois, evitar a exposição ao sol.
7. Babosa: outro produto natural polivalente, com muitas propriedades medicinais, incluindo a de combater os sintomas de picadas de insetos. Basta passar um pouco do gel da planta na região irritada. Em pouco tempo, a coceira e o inchaço desaparecerão.
FONTES:
Comments