ECONOMIA DE ENERGIA X SUA SAÚDE. Saiba porquê as lâmpadas fluorescentes fazem tanto mal.
- Vera Lopes
- 30 de abr. de 2015
- 2 min de leitura

As lâmpadas econômicas causam ansiedade, enxaquecas e até mesmo câncer. Razões suficientes para voltar a utilizar as lâmpadas incandescentes, se isso fosse possível.
Muitos de nós no esforço para economizar energia e dinheiro, fomos obrigados a substituir nossas velhas lâmpadas incandescentes pela nova geração de lâmpadas mais econômicas. No entanto, a nova geração de lâmpadas eficientes é tão tóxica que a Agência de Proteção Ambiental dos Estados Unidos criou um protocolo de emergência que você deve seguir em caso de quebra da lâmpada, devido ao gás venenoso que é liberado. Se uma lâmpada se quebrar dentro de casa, ela libera 20 vezes a concentração máxima de mercúrio aceitável para o ar, de acordo com um estudo realizado por pesquisadores do Instituto Fraunhofer para Klauditz Wilhelm, Agência Federal do Meio Ambiente da Alemanha.
Lâmpadas economicamente eficientes podem causar:
Tontura
Enxaqueca
Convulsões
Fadiga
Incapacidade de concentração
Ansiedade
1. Lâmpadas econômicas contêm mercúrio.
O mercúrio é uma neurotoxina potente particularmente perigosa para as crianças e mulheres grávidas. É especialmente tóxica para o cérebro, o sistema nervoso, o fígado e os rins. Ele também pode danificar os sistemas cardiovascular, imunológico e reprodutivo. O mércúrio pode levar a tremores, ansiedade, insônia, perda de memória, dores de cabeça, câncer e doença de Alzheimer.
2. Podem causar câncer.
Um novo estudo realizado por Peter Braun em Alab Laboratory, em Berlim, Alemanha, descobriu que estas lâmpadas contêm substâncias cancerígenas venenosas:
O Fenol, um sólido cristalino branco tóxico levemente ácido, obtido a partir de alcatrão de carvão e utilizado na fabricação de produtos químicos (http://en.wikipedia.org/wiki/Phenol).
O Naftaleno, um composto cristalino branco volátil, produzido pela destilação de alcatrão de carvão, utilizado em naftalina e como matéria-prima para a fabricação de produtos químicos (http://en.wikipedia.org/wiki/Naphthalene).
O Estireno, um hidrocarboneto líquido saturado, obtido como um sub-produto de petróleo (http://en.wikipedia.org/wiki/Styrene).
3. Lâmpadas econômicas emitem uma grande quantidade de raios UV.
Lâmpadas econômicas emitem UV-B e traços de radiação UV-C. É geralmente reconhecido que a radiação UV é prejudicial para a pele (pode levar ao câncer de pele) e os olhos. A radiação destas lâmpadas ataca diretamente o sistema imunológico, e além disso, os danos dos tecidos da pele o suficiente para evitar a formação adequada de vitamina D-3.
Em conclusão, essas lâmpadas são extremamente tóxicas e não devem ser descartadas no lixo regular, pois são resíduos perigosos. Se você quebrar uma em casa, abra todas as janelas e portas, e evacue a casa por pelo menos 15 minutos para minimizar a sua exposição ao gás venenoso. E retire o pó branco e os resíduos menores com um pano úmido, envolvendo todos os pedaços em jornal e descartando-os em locais próprios para reciclagem de lâmpadas. Nunca jogue juntamente com o lixo doméstico.
Infelizmente, os consumidores não têm a opção de comprar lâmpadas incandescentes, porque elas não estão mais disponíveis. E no Brasil a legislação obriga a troca das lâmpadas incandescentes pelas fluorescentes, sem oferecer qualquer plano de descarte deste material tóxico. Leia mais em:
http://www.idec.org.br/em-acao/revista/livros-inacessiveis/materia/lampadas-fluorescentes-onde-descarta-las
Referências:
http://complete-health-and-happiness.com/energy-efficient-bulbs-cause-anxiety-migraines-and-even-cancer-reasons-to-go-back-to-incandescent-bulbs/
http://www.ocregister.com/articles/bulbs-552477-ogunseitan-lights.html
http://www.naturalnews.com/031276_fluorescent_light_bulbs_mercury.html
Artigo publicado originalmente no LivingTraditionally.com republicado com permissão
Comments