Escalda-pés: relaxante e terapêutico.
- Vera Lopes
- 27 de abr. de 2015
- 2 min de leitura

Um hábito milenar oriental esquecido pelos ocidentais, é o escalda-pés. Com propriedades terapêuticas e relaxantes, o escalda-pés pode ser adicionado aos hábitos saudáveis de quem deseja renovar suas energias e aliviar diversos males resultantes da vida corrida, do stress e do acúmulo de energias estagnadas.
O escalda-pés aquece o corpo, estimulando a circulação sanguínea. E quando aliado às ervas e outros compostos, pode auxiliar no tratamento de diversos males, como insônia, dores de cabeça e tensões musculares.
Você irá necessitar de uma bacia ou um balde, água quente na temperatura que seja suportável, suficiente para cobrir os tornozelos, criatividade e alguns minutos disponíveis para relaxar e acalmar a mente. O ideal é fazer antes de dormir. Quando a água começar a esfriar, retire e seque bem os pés, colocando uma meia para evitar o choque térmico.
Você pode fazer simplesmente com água e sal grosso para relaxamento e alívio de tensões, ou pode adicionar algumas ervas para benefícios adicionais.
Antes de começar, veja um vídeo interessante com alguns fundamentos e benefícios:
Veja abaixo algumas sugestões de escalda-pés:
Escalda-pés para Aumento da Libido:
Gengibre – Esquenta, ativando o metabolismo.
Pimenta – Esquenta e é estimulante.
Laranja - Relaxa, promove abertura e entrega.
Canela - Afrodisíaco.
Obs: Contra-indicado para hipertensos. Escalda-pés Anti-Stress:
Casca de laranja – Relaxante e auxiliar na tensão nervosa.
Camomila – Calmante, alivia dores musculares.
Arnica – Extrato, auxiliar nas dores articulares e musculares.
Pétalas de rosa branca – Acalma o mental. Tranqüiliza.
1 litro de leite – Hidrata, cuida da pele e dá sensação de bem estar.
Escalda-pés para o dia-a-dia:
Sal grosso – 2 colheres de sopa (diminui o edema)
Arnica - 2 colheres de sopa de extrato de arnica (encontrado em farmácias)
Obs: pode ser substituída por camomila (alivia a dor e tira o cansaço)
Escalda-pés para problemas de circulação e varizes, além de ser relaxante e revigorante.
2 colheres (sopa) de hibisco
1 colher (chá) de cravos-da-índia
3 folhas de louro
1 colher (sopa) de raspas de casca de laranja
Coloque todos os ingredientes dentro de um tecido chamado musselina. Amarre com um barbante, formando uma trouxinha, e ponha dentro de uma bacia com água fervente. Aguarde 10 minutos para que a água absorva as propriedades dos ingredientes. Veja se a água atingiu a temperatura ideal. E mergulhe os pés pelo tempo desejado. Faça isso, de preferência, à noite, 1 hora antes ou 1 depois do jantar.
Observação: Ervas que esquentam, tais como gengibre, pimenta e canela, devem ser evitadas por hipertensos, dando preferência a ervas refrescantes, tais como erva cidreira, hortelã, arnica, camomila entre outras, podendo-se acrescentar cânfora e/ou sal grosso. A arruda deve ser evitada por gestante, dando preferência a ervas sutis, tais como arnica, camomila, erva cidreira. Pode-se acrescentar um litro de leite e pétalas de rosas brancas. A reflexologia não é recomendada a gestantes e pessoas com marca passo, mas pode ser substituída por deslizamentos sobre todo o pé e movimentos de média pressão sobre os maléolos e tendão de Aquiles. Pessoas com problemas de inflamação ou com presença de escoriações na pele devem evitar água quente, dando preferência à morna. O uso de dolomita (mineral cicatrizante encontrado em farmácias de manipulação) e/ou argila mostram-se eficientes no auxílio da cicatrização.
Fontes:
http://www.curapelanatureza.com.br/2014/04/escalda-pes-de-gengibre-e-cravo.html
http://sosfisio.blogspot.com.br/2011/08/o-homem-contemporaneo-e-diariamente.html
Comments