top of page

Os benefícios da manteiga clarificada Ghee (Gui).

  • Vera Lopes
  • 18 de mar. de 2015
  • 3 min de leitura

Você provavelmente já ouviu falar da manteiga Ghee em algum momento. Por ser um alimento livre de lactose, não possui contra-indicações e pode ser utilizado em substituição à manteiga e margarina, ainda com muitas vantagens.

A substituição da gordura hidrogenada, presente em alimentos industrializados e em restaurantes fast food é extremamente benéfica ao organismo. A gordura hidrogenada é a causa de diversos males, como o aumento do colesterol total e do colesterol ruim (LDL); e redução dos níveis de colesterol bom (HDL)2.

A gordura trans age como a gordura saturada ao elevar o nível do colesterol ruim. Isso faz que os níveis de absorção da proteína de alta densidade HDL e do colesterol sejam pasteurizados, sendo que essa pasteurização é responsável pela remoção de HDL do sangue. Isso aumenta as chances do aparecimento de um ateroma, isto é, a placa de gordura no interior de veias e artérias, que pode causar infarto ou derrame cerebral. Está associada também à obesidade, visto que é utilizada em larga escala em quase todos os alimentos.

O Ghee possui vários efeitos terapêuticos e medicinais, de acordo com a medicina Ayurveda. Veja os benefícios:

  • Digestão - Equilibra a acidez gástrica.

  • Absorção - Distribui e conduz os nutrientes para todos os tecidos do organismo com maior eficácia.

  • Purificação - Estimula o metabolismo. Os alimentos são melhor digeridos e absorvidos, evitando formação de toxinas oriundas de restos alimentares, além de auxiliar em sua queima.

  • Inteligência - Ao distribuir melhor o alimento, nutre camadas mais refinadas do sistema nervoso, expandindo memória e capacidade de aprender.

  • Fertilidade - Aprimora a absorção dos alimentos pelo tecido reprodutor.

  • Hepático - Alivia e fortalece o fígado.

  • Longevidade - Contém propriedades de nutrição e purificação por conter vitamina A que é antioxidante.

Você mesmo pode preparar a manteiga Ghee em casa. Você vai obter um óleo dourado, límpido e transparente, que pode ser utilizado para elaborar qualquer prato, principalmente para preparação de legumes e verduras, uma vez que possui grande resistência ao calor.

Pode-se utilizar para refogar alimentos como o arroz, no preparo de sopas, bolos, doces e em frituras. Enfim, é um excelente coadjuvante em qualquer prato que você quiser preparar.

Se for preparada de forma adequada, a manteiga ghee não possuirá sal e lactose. Também não produzirá fumaça em altas temperaturas, devido a isenção de toxinas que provocam a reação. O alimento também dispensa refrigeração, não contém corante ou conservante.

No entanto, mesmo sendo mais saudável, a manteiga ghee ainda é uma gordura. Logo, recomenda-se seu uso moderado. Além disso, por ser mais saborosa que os outros óleos, uma pequena quantidade já é suficiente para ser utilizada em receitas culinárias.

Para preparar a manteiga Ghee em casa, você irá precisar de:

250 gramas de manteiga sem sal Modo de preparo: Coloque a manteiga em uma panela e leve ao fogo médio, mais para alto. A manteiga derreterá até começar a ferver. Observe que formará uma espuma e, em seguida, ela baixa. Quando formar a segunda espuma, aguarde alguns minutos e retire do fogo (formará uns cristais no fundo da panela, que é a lactose). Após esfriar, coe e coloque em um vidro. Deixe no freezer até endurecer e depois retire. Está pronta para usar! Armazene fora da geladeira. Tempo total de preparo: 10 min. + 30 min. de espera = 40min. Nível de dificuldade: médio Rendimento: 1 pote de vidro de 200 gramas

Fontes:

Crédito: GNT

http://gnt.globo.com/receitas/receitas/ghee-a-manteiga-caseira-sem-lactose-receita-de-bela-gil.htm

http://saude.ig.com.br/alimentacao-bemestar/2014-02-02/artigo-voce-ja-ouviu-falar-da-manteiga-ghee.html

http://ghibrasil.com/beneficios/

http://pt.wikipedia.org/wiki/Gordura_trans

 
 
 

Comments


Artigos em destaque
Artigos Recentes
Busca por Tags

Cadastre-se para receber informações

sobre bem estar, receitas saudáveis

e dicas de saúde.

bottom of page