top of page

ANTIBIÓTICOS NATURAIS - COMO PREPARAR SEU ORGANISMO PARA AS SUPERBACTÉRIAS

Ao longo das últimas décadas, o uso excessivo de antibióticos chegou a um ponto insustentável. O resultado tem sido bactérias resistentes aos medicamentos e "superbactérias" que evoluem mais rápido do que os cientistas são capazes de analisar. Estamos vislumbrando um futuro onde as bactérias estarão no topo da cadeia alimentar. Estima-se que, em 2050, 10 milhões de pessoas deverão morrer por ano apenas devido a infecções desse tipo.

Muito antes dos antibióticos farmacêuticos, desenvolvidos na década de 1940, utilizavam-se alimentos e ervas que ajudavam a proteger nosso organismo diariamente contra infecções. Muitos desses defensores naturais ainda são recomendados hoje por terapeutas e médicos holísticos em todo o mundo.

Nossos ancestrais também já tinham soluções para diversas doenças, utilizando antibióticos naturais. Por isso vale relembrar quais são esses antibióticos para, utilizá-los sempre que necessário em caso de males corriqueiros e como prevenção, para melhorar o sistema imunológico.

Os antibióticos naturais que os nossos antepassados ​​utilizavam:

Orégano e Óleo de Orégano

Você provavelmente já usou orégano como aromatizante em seus pratos preferidos, mesmo sem perceber os benefícios que ele contém. Além de suas propriedades antibacterianas, o orégano pode ajudar na digestão e na perda de peso. Um óleo que se encontra no orégão, carvacrol, tem sido utilizado para combater as bactérias que podem levar a infecções. O óleo de orégano foi utilizado no tratamento de infecções digestivas, e ainda na infecção por fungos. É mais do que apenas um tempero.

Vinagre de Maçã (ACV – Apple Cider Vinegar)

Os benefícios a longo prazo com doses diárias de vinagre de maçã (ACV) incluem propriedades antibióticas e antissépticas, naturalmente alcalinizando seu organismo, podendo ajudá-lo em tudo, desde a manutenção de seu peso, reduzindo o colesterol e diminuindo o risco de câncer.

Um adstringente livre de produtos químicos, o Vinagre de Maçã pode ser usado topicamente para desinfetar e esterilizar.

Mel

Os antigos romanos usavam ​​mel no campo de batalha para tratar feridas e prevenir a infecção.

Civilizações em todo o mundo continuam a considerar o mel um dos melhores antibióticos naturais, antimicrobiano, anti-inflamatório e antisséptico conhecido pelo homem, mesmo após milhares de anos. O Mel Manuka da Nova Zelândia tem sido apontado como um dos mais eficazes por conter altos níveis de antioxidantes e poderes curativos.

Uma enzima encontrada no mel libera peróxido de hidrogênio. Este processo ajuda o organismo a combater infecções e impede o crescimento de bactérias. É calmante para o sistema digestivo, remove as toxinas do sangue e ajuda o seu fígado a operar de forma mais eficiente.

Para melhorar o sistema imunológico, considere a combinação de mel com canela para fortalecer os glóbulos brancos do sangue. Mel orgânico é a melhor opção, já que a maioria dos métodos de pasteurização mata os efeitos antioxidantes.

Cúrcuma

Este tempero não é apenas rico em cor e sabor, mas também protege seu corpo contra as doenças. A cúrcuma pode ser ao mesmo tempo consumida e aplicada externamente, tornando-se uma ótima opção para lutar contra as bactérias. Para um benefício extra, você pode combinar duas substâncias, misturando cúrcuma com mel e criar uma pasta para aplicar em áreas infectadas em sua pele.

Você pode proteger o organismo contra infecções e bactérias tirando proveito desses remédios seguros e naturais que estão disponíveis na cozinha. Proteja o seu corpo sem o uso de medicamentos prescritos usando mel, orégano, alho, equinácea e cúrcuma/açafrão.

Alho

Saboroso e maravilhoso numa torrada com manteiga, esta planta também tem qualidades muito poderosas. O alho pode combater infecções simples como o resfriado comum, eliminando os germes antes que eles tenham a chance de atrapalhar a sua vida. Usando a alicina que ele contém, o alho protege contra fungos, parasitas, bactérias e mais. Se você está procurando uma maneira simples de viver mais saudável, adicione mais alho à sua dieta.

Extrato de Semente de Toranja (Grapefruit)

O Jornal de Medicina Alternativa e Complementar publicou um estudo que descobriu que o extrato de semente de toranja (GSE) é eficaz contra mais de 800 formas de vírus e bactérias, mais de uma centena de tipos de fungos, e muitos parasitas.

Rica em muitos antioxidantes, aumenta a imunidade, alcaliniza o corpo naturalmente e ajuda na digestão, melhorando sua flora intestinal.

Equinácea

Talvez você não tenha tanta experiência com este produto, mas é uma erva segura que se encontra em muitas cozinhas. O consumo desta erva tem reduzido a quantidade de resfriados que uma pessoa tem em sua vida, e diminui o período da gripe. Esta erva é uma ótima opção como medida preventiva.

Repolho

Há compostos de enxofre encontrados em repolho - um membro da família das crucíferas, que inclui brócolis e couve – que se mostraram eficazes contra o câncer.

O que muitas pessoas não percebem é o quanto de vitamina C é encontrada no repolho. Um copo fornece 75% do que você precisa a cada dia.

Naturalmente antibacteriano, comer repolho picado cru em sua salada, ou beber suco de couve fresca (com mel adicionado para adoçar) é uma excelente maneira de melhorar a digestão, prevenir doenças, e até mesmo para manter o seu peso.

Óleo de Coco Extra Virgem

Os benefícios do óleo de coco são inúmeros. Ele possui propriedades antifúngicas e antimicrobianas e contém antioxidantes que você não irá encontrar em qualquer outro lugar na natureza.

Use-o para melhorar seu sistema imunológico, para equilibrar a tireoide, colesterol e níveis de açúcar no sangue, e até mesmo melhorar a função cerebral. Seguro para uso interno e externo, o óleo de coco é um dos dons mais versáteis e originais da Mãe Natureza.

Adicione uma colher em seu café da manhã para energia extra e para uma cabeça mais clara durante todo o dia.

Alimentos Fermentados

Repolho não pasteurizado, picles caseiro, iogurtes probióticos e kefir, todos estes renovam nossa flora intestinal, nos protegem de câncer e mantém o nosso corpo em forma para combater infecções.

O propósito desse artigo é informativo e não substitui orientações médicas em caso de doenças. Consulte sempre seu médico.

Referências:

http://noticias.uol.com.br/saude/ultimas-noticias/redacao/2015/06/01/dez-coisas-que-voce-precisa-saber-sobre-as-superbacterias.htm

http://www.healthy-holistic-living.com/12-natural-antibiotics-that-our-ancestors-used-instead-of-pills.html

http://www.myhealthwire.com/news/herbs-supplements/796

http://higherperspective.com/2014/05/5-natural-antibiotics-already-kitchen.html

http://www.coolhealthyrecipes.com/10-natural-antibiotics-that-our-ancestors-used-instead-of-pills/2/

Artigos em destaque
Artigos Recentes
Busca por Tags
Nenhum tag.
bottom of page