top of page

Esta bebida é um veneno e mesmo assim é consumida diariamente


Estatísticas mostram que os americanos bebem mais refrigerantes do que nunca. Esta bebida representa mais de 25 por cento de todas consumidas nos Estados Unidos. Mais de 15 bilhões de litros foram vendidos em 2000 - cerca de uma lata por dia para cada homem, mulher e criança.

No Brasil, o consumo de refrigerantes diminuiu em 20% nos últimos 6 anos. Mas ainda assim 20,8% dos brasileiros consome refrigerantes 5 vezes ou mais na semana. E é alarmante que 50% da população apresente sobrepeso, sendo que 17% é obesa.

Aqui estão algumas informações importantes que irão fazer você pensar antes de abrir a próxima lata:

1. Aumento de peso

O refrigerante é um fator importante que contribui para a obesidade. Beber uma única lata de refrigerante açucarado por dia se traduz no ganho de cerca de meio quilo por mês. E refrigerante diet contribui para o ganho de peso tanto quanto o regular, ou até mais. Isso pode parecer um contrassenso, mas as pessoas que bebem refrigerantes diet realmente não perdem peso. Os adoçantes artificiais induzem a um conjunto de respostas fisiológicas e hormonais que fazem você ganhar peso.

2. Danos ao Fígado

Os refrigerantes sobrecarregam o fígado. Eles aumentam o risco de cirrose hepática semelhante ao risco enfrentado por alcoólatras crônicos.

3. Aumento de cáries

O refrigerante dissolve o esmalte do dente. Refrigerantes são responsáveis ​​por dobrar ou triplicar a incidência de cárie dentária. A acidez do refrigerante é ainda pior para os dentes do que o açúcar encontrado nos doces.

4. Pedras nos rins e doença renal crônica

As “colas" de todos os tipos são bem conhecidas por seu alto teor de ácido fosfórico, uma substância que altera a urina promovendo a formação de pedra nos rins. Beber três latas de refrigerante por semana pode aumentar o risco de desenvolver cálculos renais em 15 por cento.

5. Diabetes

Tudo o que promove o ganho de peso aumenta o risco de diabetes. Beber refrigerante também prejudica a capacidade do seu corpo de processar o açúcar. Alguns cientistas agora suspeitam que isso pode explicar por que o número de americanos com diabetes tipo 2 triplicou, passando de 6,6 milhões em 1980 para mais de 20,8 milhões atualmente.

6. Má digestão & refluxo ácido

O consumo abusivo de sódio é um forte indutor de azia. Muitas bebidas gaseificadas são muito ácidas. Elas também proporcionam uma grande quantidade de ar na forma de dióxido de carbono, o que pode provocar a distensão do estômago. E esta distensão pode estar associada a mais de refluxo.

7. Refrigerantes = ossos moles = Osteoporose

Refrigerantes que contém ácido fosfórico estão definitivamente ligados à osteoporose (enfraquecimento de sua estrutura esquelética), porque eles diminuem os níveis de cálcio e aumentam os níveis de fosfato no sangue. Quando os níveis de fosfato são altos e os níveis de cálcio são baixos, o cálcio é retirado de seus ossos.

8. Hipertensão (pressão arterial alta)

Especialistas têm razões para acreditar que o consumo excessivo de sódio leva a um aumento da pressão arterial. Não importa se o refrigerante é regular ou diet.

9. Doença cardíaca

Quem bebe refrigerante compulsivamente está mais propenso a desenvolver fatores de risco para doenças cardíacas. A pesquisa mostra que beber mais de um refrigerante por dia está associado ao risco aumentado de desenvolver a síndrome metabólica - um conjunto de sintomas, tais como obesidade central, pressão arterial elevada, déficit de açúcar no sangue, níveis elevados de triglicérides em jejum, e baixos níveis de HDL ou colesterol "bom". Tendo três ou mais dos sintomas aumenta o risco de desenvolver diabetes e doenças cardiovasculares.

10. Distúrbios gastrintestinais

O desconforto gastrointestinal inclui o aumento dos níveis de ácido no estômago que exigem inibidores de ácido, e inflamação gástrica, com possível erosão do revestimento do estômago. Beber refrigerantes, especialmente com o estômago vazio, pode perturbar o equilíbrio ácido-alcalino de seu estômago, criando um ambiente ácido contínuo. Este ambiente ácido prolongado pode levar à inflamação do estômago e do duodeno.

Os refrigerantes são um dos piores alimentos que você pode consumir. A boa notícia é que parar de beber refrigerante é uma das coisas mais fáceis que você pode fazer. Como você pode ver claramente a partir dos exemplos acima, você pode melhorar muito a sua saúde simplesmente cortando o refrigerante de sua dieta.

Os refrigerantes elevam claramente os níveis de insulina, e os níveis elevados de insulina são a base de quase todas as doenças crônicas, incluindo:

  • Câncer

  • Doença cardíaca

  • Diabetes

  • Envelhecimento prematuro

  • Artrite

  • Osteoporose

Além dos dez problemas de saúde anteriores, beber refrigerante também aumenta o risco de câncer.

Numerosos estudos têm apontado a ligação entre o açúcar e o aumento das taxas de câncer, sugerindo que a regulação da ingestão de açúcar é a chave para retardar o crescimento do tumor.

Em um estudo humano, 10 pessoas saudáveis ​​foram avaliadas em jejum para níveis de glicose no sangue e o índice fagocitário dos neutrófilos, que mede a capacidade das células imunes para envolver e destruir invasores como o câncer.

Ao ingerir 100 gramas de hidratos de carbono a partir de glucose, sacarose, mel e sumo de laranja, toda a capacidade dos neutrófilos de eliminar bactérias diminuiu significativamente.

Outro estudo de quatro anos no Instituto Nacional de Saúde Pública e Proteção Ambiental nos Países Baixos 111 pacientes com câncer do trato biliar foram comparados com 480 controles. Neste estudo, o risco de câncer associado à ingestão de açúcares mais que dobrou para os doentes com câncer.

Muitos estudos têm relacionado o consumo de açúcar com diferentes tipos de câncer, tais como:

O câncer de mama - Um estudo epidemiológico em 21 países modernos que mantêm o controle de morbidade e mortalidade (Europa, América do Norte, Japão e outros) revelou que a ingestão de açúcar é um forte fator de risco que contribui para taxas mais altas de câncer de mama, especialmente em mulheres mais velhas.

Câncer de garganta - câncer de garganta é um câncer particularmente difícil de bater, mais do que 90 por cento dos pacientes com câncer invasivo de esôfago morrem dentro de cinco anos após o diagnóstico.

A pesquisa revelou que aqueles que bebem refrigerante podem ter um risco maior de desenvolver câncer de esôfago. Eles encontraram uma forte ligação entre a taxa acelerada de pessoas que bebem refrigerantes ao crescente número de casos de câncer de esôfago ao longo de duas décadas.

O câncer do cólon - De acordo com outro estudo, as mulheres que consomem uma dieta de alta carga glicêmica podem aumentar o risco de câncer colo retal (cólon). Carga glicêmica é uma medida de quão rapidamente os hidratos de carbono de um alimento são transformados em açúcares pelo seu corpo (índice glicêmico) em relação à quantidade de carboidratos por porção desse alimento.

O estudo consistiu em mais de 38,450 mulheres que foram seguidas por quase oito anos. Os participantes preencheram questionários sobre seus hábitos alimentares, para que os pesquisadores pudessem examinar as associações de carga glicêmica da dieta, índice glicêmico dietético geral, carboidratos, fibras, carboidratos não-fibrosos, sacarose, frutose e com o subsequente desenvolvimento de câncer de cólon.

Eles descobriram que as mulheres que consumiam alimentos com maior carga glicêmica foram quase três vezes mais propensas a desenvolver câncer de cólon.

Você quer melhorar radicalmente a sua saúde?

Substitua refrigerantes e outras bebidas açucaradas por água pura.

Normalizar seus níveis de insulina é uma das mais poderosas ações que você pode fazer para melhorar sua saúde e reduzir o risco de câncer, juntamente com todas as outras doenças e condições de saúde crônica de longo prazo mencionadas acima.

Felizmente, é um fator facilmente reversível com uma alimentação saudável e exercício físico.

Fontes:

http://articles.mercola.com/sites/articles/archive/2009/02/10/10-diseases-linked-to-soda.aspx

http://www1.folha.uol.com.br/equilibrioesaude/2015/04/1613331-em-seis-anos-brasileiros-diminuem-consumo-de-refrigerante-em-20.

Artigos em destaque
Artigos Recentes
Busca por Tags
Nenhum tag.
bottom of page