top of page

Crianças com menos de 12 anos não deveriam usar aparelhos celulares. Saiba os motivos.

Você deixa seu filho brincar com o seu telefone celular ou tablet? Há muitas razões por que as crianças com idade inferior a 12 anos não deveriam usar esses dispositivos.

A tecnologia tem contribuído para o desenvolvimento e melhorado nossas vidas, mas você sabe o que esses dispositivos portáteis estão causando aos seus filhos? As crianças deveriam ter acesso restrito a dispositivos portáteis como celulares, tablets, etc, para evitar consequências para seu desenvolvimento.

Pesquisas indicam que a tecnologia está prejudicando nossas crianças, mas muitos adultos continuam a permitir seu uso sem restrições. Estes dispositivos têm promovido o acesso de bebês e crianças a um mundo virtual desprovido de críticas, prejudicial para o desenvolvimento, comportamento e aprendizagem.

Razões para manter seus filhos longe de dispositivos portáteis

1. O crescimento rápido do cérebro: Quando uma criança tem entre 0 a 2 anos, seu cérebro triplica de tamanho e continua a se desenvolver rapidamente até os 21 anos de idade. O desenvolvimento inicial do cérebro é determinado por estímulos ambientais ou pela falta deles. O estímulo cerebral causado por exposição excessiva a tecnologias tem sido associado a desordens psicológicas, déficit de atenção, atrasos cognitivos, aprendizagem prejudicada, aumento da impulsividade e diminuição da capacidade de se autorregular.

2. Desenvolvimento tardio: A tecnologia que conhecemos restringe o exercício físico das crianças, o que pode resultar em atraso no desenvolvimento. Uma em cada três crianças entra na escola com atraso no desenvolvimento, impactando negativamente em sua alfabetização e rendimento acadêmico. O movimento e atividade física aumenta a atenção e capacidade de aprendizado. Quando a tecnologia é usada antes dos 12 anos, ela é prejudicial para o desenvolvimento motor da criança e de sua aprendizagem.

3. Epidemia de obesidade: Crianças que possuem dispositivos em seus quartos têm 30 por cento maior risco de obesidade. Uma em cada quatro crianças canadenses e uma em cada três crianças americanas são obesas. Trinta por cento das crianças que são obesas irão desenvolver diabetes e indivíduos obesos têm um risco elevado de acidente vascular cerebral e ataque cardíaco precoce, o que reduz a expectativa de vida. As crianças do século 21 podem ser a primeira geração a não sobreviver a seus pais.

4. Falta de sono: sessenta por cento dos pais não supervisiona o uso da tecnologia de seus filhos, e setenta e cinco por cento das crianças têm autorização para utilizar a tecnologia em seus quartos. E setenta e cinco por cento das crianças com idades entre 9-10 passam por privação do sono e com isso seu rendimento escolar é afetado.

5. Doenças mentais: Quando a tecnologia é usada em excesso, ela é apontada como um fator causal em taxas crescentes de depressão infantil, ansiedade, transtorno de apego, déficit de atenção, autismo, transtorno bipolar, psicose e comportamento da criança problemática. Uma em cada seis crianças canadenses foi diagnosticada com doenças mentais.

6. Agressão: o contato com mídia violenta pode incentivar a agressão infantil, quando crianças são expostas a casos de violência física e sexual, como no jogo "Grand Theft Auto V", por exemplo, que retrata sexo, assassinato, estupro, tortura e mutilação, como fazem muitos programas de TV. Os EUA categorizam violência na mídia como um risco à saúde pública devido ao impacto determinante na agressão infantil. A imprensa tem relatado aumento do uso de dispositivos de retenção e quartos de isolamento com crianças que apresentam agressividade descontrolada.

7. Demência Digital: O conteúdo em alta velocidade pode contribuir para o déficit de atenção, assim como para a diminuição da concentração e memória, devido à redução dos tratos neuronais no córtex frontal cerebral. Crianças que não conseguem prestar atenção, não conseguem aprender.

8. Vícios: Quando os pais adicionam mais tecnologia, eles se distanciam de seus filhos. Quando falta apego aos pais, as crianças podem se conectar a dispositivos, o que pode resultar em dependência. Uma em onze crianças com idades entre 8 a 18 são viciados em tecnologia.

9. Emissão de Radiação: Em maio de 2011, a OMS classificou os telefones celulares como um risco categoria 2B (possível carcinogênico) por causa de emissão de radiação. Em 2013, o Dr. Anthony Miller, da Universidade de Escola de Saúde Pública de Toronto recomendou que, com base em pesquisas, a exposição à radiofrequência deve ser reclassificada como 2A ​​(provavelmente cancerígeno), não 2B.

10. Não sustentável: A forma como as crianças são criadas e educadas em um mundo tecnológico não é mais sustentável. O que teria potencial para ensinar habilidades práticas da vida, desenha um futuro sombrio para as crianças que abusam da tecnologia.

11. Problemas de visão: É comum as crianças sofrerem de problemas de visão após horas na frente de uma tela. Isso também pode ser chamado de síndrome da visão do computador. Você pode evitar que as crianças desenvolvam problemas oculares, limitando o tempo de tela de 30 minutos a uma hora.

Fontes:

http://www.lifehack.org/articles/lifestyle/8-reasons-why-children-should-not-use-handheld-devices-frequently.html

http://www.huffingtonpost.com/cris-rowan/10-reasons-why-handheld-devices-should-be-banned_b_4899218.html

http://movingtolearn.ca/2014/ten-reasons-why-hand-held-devices-should-be-banned-for-children-under-the-age-of-12

Artigos em destaque
Artigos Recentes
Busca por Tags
Nenhum tag.
bottom of page