top of page

A IMPORTÂNCIA DO SISTEMA LINFÁTICO E DICAS PARA MANTÊ-LO SAUDÁVEL

Você sabia que o sistema linfático circula, limpa e filtra todo o sangue excedente do corpo? Surpreendentemente, há três vezes mais linfa do que sangue no corpo.

O intestino armazena até 80% de nossas células do sistema imunológico. Elas estão contidas no tecido linfático associado ao intestino.

Desde nossas amígdalas e adenoides na garganta até o nosso cólon, o intestino é o depósito do sistema linfático. Linfócitos ou células brancas do sangue que fazem parte do sistema linfático, também são armazenadas e produzidas no timo atrás do coração, no baço, no apêndice, na medula óssea, enfim, os nódulos linfáticos estão dispersos por todo o corpo.

Qual é o papel do sistema linfático?

É o sistema de descarte ou “esgoto” do corpo. O corpo bombeia 90% do sangue que retorna para o coração. Os 10% restantes são conhecidos como linfa e não existe nenhuma bomba para enviá-la para os canais linfáticos para eliminação. Todos os vírus, bactérias, toxinas, células cancerosas, produtos químicos, passam ​​através da linfa, quando o corpo é alertado que uma partícula estranha precisa ser removida.

Basta pensar nisso. Cada diagnóstico de câncer vem com uma biópsia do linfonodo. Por quê? Os vasos linfáticos são o sangue restante, que abrange todos os órgãos constantemente. Se o sangue não está se movendo corretamente (como na maioria dos países ocidentais, devido à dieta padrão), em seguida, toxinas e células cancerosas não podem ser eliminadas pelos dutos linfáticos, que, eventualmente levam para os métodos de desintoxicação do fígado e rins. Os resíduos são em seguida eliminados permanentemente de pelos intestinos. Estas toxinas apodrecem no sistema e não são reconhecidas pelo sistema imunitário na linfa, e ainda são lentamente expostas aos órgãos onde geram câncer e causam metástase.

É assim que o câncer se espalha. É por isso que cada diagnóstico vem com uma biópsia do linfonodo. Se o câncer for diagnosticado, de acordo com a medicina ocidental, inicia-se a quimioterapia devido à disseminação sistêmica. A quimioterapia não tem condições de identificar células saudáveis ​​e células cancerígenas, criando a apoptose ou morte celular, para cada célula no seu caminho.

Isso explica por que é absolutamente necessário manter o sistema linfático saudável para que ele possa alertar as células do sistema imunológico se há um problema e rapidamente mover a linfa para o fígado para a desintoxicação e para o cólon para eliminação.

O sistema linfático é exposto a uma infinidade de toxinas diariamente, incluindo fumaça de cigarro, poluição, toxinas, aditivos alimentares, produtos químicos e pesticidas. Além disso, a maioria de nós come de forma inadequada, por isso faltam nutrientes que servem como combustível. Se não estamos ingerindo aminoácidos essenciais, vitaminas e minerais, em algum momento o sistema vai oscilar. Os sintomas de um sistema linfático lento incluem, mas não estão limitados a:

  • Dedos inchados ou inchaço

  • Exaustão

  • Constipação

  • Descoloração das pernas

  • Inchaço das mamas ou dor em cada ciclo menstrual

  • Pele seca ou coceiras

  • Sensação de mente “enevoada”

  • Mãos e pés frios, má circulação

  • Celulite

Aqui estão algumas dicas simples para fazer a linfa fluir novamente, de acordo com a Ayurvédica:

1. Exercite-se. O que bombeia a linfa? Lembre-se, o sistema linfático não tem um coração. O movimento dos músculos estimula as válvulas nas veias que ajudam a produzir linfa em direção ao coração. Tudo o que cria momentos de gravidade zero também ajuda a movimentar a linfa (pense em trampolins ou montanha-russa). Também chamado de repercussão, a gravidade zero ajuda a mover a linfa para cima, para os canais linfáticos axilares e coração. Isso geralmente requer um esforço muscular contra a gravidade. Mesmo alguns segundos sem gravidade, a linfa tem melhores condições de fazer seu retorno.

2. Fazer inversões também leva a linfa em direção ao coração das extremidades inferiores. Você pode praticar Ioga, que tem sido reconhecido por desintoxicar e rejuvenescer os sistemas linfáticos lentos. Ioga no calor também ajuda a acelerar o processo através da transpiração. O suor é um bom desintoxicante.

3. A pressão positiva e negativa causada pela respiração profunda diafragmática é uma ótima maneira de mover a linfa em direção aos canais linfáticos. Nossos corpos têm muito mais linfa do que sangue, de maneira que a respiração pranayama ensinada no Ioga, bem como respirações lentas e profundas ao longo do dia ajudam a filtrar a linfa e movê-la corretamente. Mais uma vez, o Ioga é bastante benéfico.

4. Uma dieta saudável é fundamental. Diminua a ingestão de alimentos processados. Evite OGM (organismos geneticamente modificados) ou pesticidas. Prefira alimentos integrais e aumente o consumo de frutas, verduras e legumes. Comer de acordo com as estações do ano, significa comida quente no inverno e alimentos leves no verão. A linfa literalmente se torna espessa quando a carga de toxinas atinge o seu limite. Coma frutas cruas sozinhas com o estômago vazio. Na Ayurveda, este hábito tem propriedades de limpeza do sistema linfático. Lembre-se, é muito mais fácil prevenir a doença do que curá-la mais tarde.

5. Escove o corpo pela manhã. Use uma escova de cerdas naturais e escove a pele em direção ao coração, onde o duto linfático está localizado. A linfa drena neste sentido. Escove os braços para cima e pernas em direção ao coração, usando um movimento circular.

6. Beba muita água em temperatura ambiente. Corte bebidas açucaradas e doces. Água lubrifica a linfa e a permite fluir mais fácil. Enquanto que a água gelada pode prejudicar a digestão. Verifique se seu filtro elimina o flúor da água.

7. Massagens suaves, de preferência, estimulam a maioria da linfa estagnada até o coração. O estresse também pode prejudicar o fluxo de linfa e massagens podem ajudar. A drenagem linfática tem função específica na remoção de infecções através da manipulação da linfa. Lembre-se que o sistema linfático é feito principalmente de células do sistema imunológico.

8. Baixos níveis de iodo também foram reportados como um sinal de fluxo linfático impróprio.

9. Coma alimentos vermelhos como romãs, cerejas, beterraba e cranberries! Todos têm qualidades linfáticas estimulantes e são utilizados em Ayurveda para limpar o sistema.

Trate o seu corpo com amor. Ele é seu templo, e um corpo físico saudável é uma das chaves para a saúde mental e espiritual.

Nossos artigos têm o objetivo de informar e alertar, mas nunca deixe de procurar seu médico e fazer exames regulares.

Para saber como a Bioenergética pode auxiliar na prevenção de doenças, clique aqui e marque uma consulta.

Fontes:

http://www.collective-evolution.com/2015/10/07/the-secret-to-staying-healthy-the-lymphatic-system/

1. Harrison’s Principles of Internal Medicine, 16th Edition

The lymphatic system

2. The Fat Flush Plan by Ann Louise Gittleman, PhD

3. www.lifespa.com: The Miracle of Lymph-Dr John Douillard’s Lifespa

Artigos em destaque
Artigos Recentes
Busca por Tags
Nenhum tag.
bottom of page