top of page

COMO RECONHECER A DEFICIÊNCIA DE VITAMINA D


Medir os níveis vitamina D só se tornou disponível há cerca de 15 anos e até então não havia muita preocupação sobre seus níveis. Uma vez que os estudos iniciaram, ficou claro que a deficiência de vitamina D era comum e preocupante entre a população em geral.

Um dos principais pesquisadores dos EUA sobre a vitamina D, Dr. Michael Holick, relata que pelo menos 50% das pessoas estão em risco de deficiência de vitamina D. Sua afirmação é fundamentada pelo Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) que afirma que 32% das pessoas nos Estados Unidos são deficientes em vitamina D. O CDC continua a dizer que esta estimativa é provavelmente baixa pois os níveis recomendados não são suficientes para garantir uma boa saúde.

A primeira escolha óbvia no sentido de obter nutrientes adequados é através da dieta, mas pode ser difícil obter níveis de vitamina D adequados apenas através da alimentação.

A boa notícia é que a exposição à luz solar pode fazer a diferença que sua dieta por si só não fornece.

É importante notar que o filtro solar vai impedir que sua pele absorva a vitamina D do sol e esta é apenas uma das razões para o aumento na taxa da deficiência.

A deficiência de vitamina D é muitas vezes mal diagnosticada porque seus sintomas podem imitar outras doenças. É importante tomar consciência do que pode levar a uma deficiência de vitamina D para que você possa fazer as perguntas certas ao seu médico.

AQUI ESTÃO 10 SINAIS DE QUE VOCÊ PODE TER UMA DEFICIÊNCIA DE VITAMINA D.

1. VOCÊ ESTÁ ACIMA DO PESO.

Sua gordura corporal armazena vitamina D, para que seu corpo possa processá-la em sua forma utilizável. Quanto mais gordura, mais vitamina D você vai precisar.

2. VOCÊ TEM ALTA MASSA MUSCULAR E POUCA GORDURA CORPORAL.

Similar ao excesso de peso, muito pouca gordura corporal dificulta a capacidade de seu corpo coletar as quantidades necessárias de vitamina D, desta vez, porque você não tem um suprimento de gordura corporal adequado.

3. VOCÊ TEM A PELE ESCURA.

O pigmento em sua pele age como um protetor solar natural impedindo o seu organismo de absorver a vitamina D do sol. Quanto mais escura a pele, mais pigmento, o que significa que você vai precisar ficar mais tempo no sol para produzir níveis adequados de vitamina D.

4. VOCÊ TEM MAIS DE 50.

Ao ficar mais velho sua pele não produz tanta vitamina D a partir da exposição ao sol e seus rins não são tão eficientes na conversão para o aproveitamento do organismo.

5. VOCÊ ESTÁ SOFRENDO DE DORES CONSTANTES.

A deficiência de vitamina D age impedindo o cálcio de chegar ao seu sistema esquelético e, por isso, pode ser a causa de algumas das suas dores comuns.

6. VOCÊ TEM SUOR EXCESSIVO NA CABEÇA.

O excesso de suor é frequentemente um dos primeiros sinais clássicos de deficiência de vitamina D.

7. VOCÊ VIVE EM UM LOCAL COM LONGOS PERÍODOS DE ESCURIDÃO.

Se você vive no extremo norte ou sul, e há longos períodos sem luz solar ou a sua exposição ao sol é limitada, esteja ciente de que seus níveis de vitamina D podem estar diminuindo. Isso também pode ser uma explicação para a prevalência de certas condições em certas regiões geográficas.

8. VOCÊ ESTÁ EXPERIMENTANDO MUDANÇAS DE HUMOR.

Um estudo de 2011 afirmou que a exposição ao sol e luzes brilhantes têm uma correlação direta com os níveis elevados de humor. Ele descobriu que os participantes com níveis mais baixos de vitamina D eram onze vezes mais propensos a mostrar sinais de depressão.

9. VOCÊ SOFRE DE PROBLEMAS DIGESTIVOS.

Problemas digestivos podem afetar a capacidade do organismo de absorver gordura, o que impacta diretamente os seus níveis de vitaminas lipossolúveis, como a vitamina D.

10. VOCÊ NUNCA SAI SEM PROTETOR SOLAR.

Existe um conflito entre os que defendem o protetor solar e a absorção vitamina D. Você deve expor sua pele ao sol ou usar protetor solar que irá impedir a absorção de vitamina D?

Há estudos que suportam o uso de filtro solar e estudos que suportam a necessidade de alguma exposição da pele ao sol. Um fato é, que usar sempre protetor solar pode realmente levar a uma deficiência de vitamina D.

A deficiência de vitamina D pode ser comum, mas é relativamente fácil de se controlar. Mas muita vitamina D não é sempre benéfico. Níveis mais elevados do que o recomendado de vitamina D não mostram quaisquer benefícios e, de fato, podem levar ao endurecimento prematuro das artérias.

Tornar-se consciente de seus níveis de vitamina D é importante para ajudá-lo a elaborar um plano nutricional e hábitos mais saudáveis a longo prazo.

Nota: este artigo tem o objetivo de informar e não tem a intenção de substituir o diagnóstico e o acompanhamento médico.

Fonte: https://www.powerofpositivity.com/10-signs-you-may-have-a-vitamin-d-deficiency/

Artigos em destaque
Artigos Recentes
Busca por Tags
Nenhum tag.
bottom of page