top of page

DORES NAS ARTICULAÇÕES? SAIBA COMO PREVENIR E TER MAIS QUALIDADE DE VIDA.


As dores nas articulações podem ter causas diversas. Entre as possíveis causas encontram-se o desgaste da camada de cartilagem (artrose), a inflamação da articulação (artrite, o mais frequente em caso de reumatismo), bem como inflamações das bainhas tendinosas ou das bolsas sinoviais devido à sobrecarga. Se houver excesso de ácido úrico no sangue, surgem os ataques de gota.

O motivo mais comum das dores nas articulações é o seu desgaste – a artrose. Aproximadamente 50% dos adultos padece deste problema. Produz-se quando a superfície da cartilagem fica áspera, diminuindo assim a mobilidade da articulação e produzindo os primeiros transtornos. Às vezes, também se desprendem camadas de células próprias da articulação, o que aumenta ainda mais a fricção, surgindo inflamações com frequência. Afeta muitas vezes as articulações dos quadris e do joelho, que são as que têm de suportar maiores cargas. A causa mais comum é o excesso de peso.

Quando uma articulação está inflamada, sobreaquece e incha, fala-se de artrite. Este tipo de inflamação é muito doloroso. As inflamações em diferentes articulações ou nos músculos e nos tendões são típicas do reumatismo.

As articulações do corpo humano aguentam impactos e esforços tremendos. Entre elas está presente o líquido sinovial, que amortece e recupera as cartilagens envolvidas no processo. São estas cartilagens que permitem aos ossos passarem de um movimento ao outro sem traumas.

Uma dieta desequilibrada, a idade e fatores genéticos podem causar um rompimento da células cartilaginosas, o que pode disparar um processo inflamatório que resulta em dor e desconforto.

A saída desta situção, que vai afastar você das atividades físicas, pode estar no prato. Garantir a presença de certos alimentos na dieta permite ao corpo aproveitar os nutrientes para lubrificar e calibrar suas juntas.

Como tratar dores nas articulações

Para se evitar dores nas articulações, deve-se evitar carregar pesos excessivos. Isso significa controlar seu peso normal através de uma alimentação equilibrada, evitar ajoelhar-se, sentar de cócoras ou permanecer em pé durante muito tempo, e tratar das articulações. Isto não significa que tenha de deixar de realizar atividades. Muito pelo contrário, só tem que se evitar cargas excessivas de peso. Nadar é um exercício ideal, pois é possível mover as articulações na água sem as sobrecarregar. Nos estágios iniciais também é adequado andar de bicicleta.

A importância da sua alimentação nas dores nas articulações

Se você pertence a essa porcentagem da população que sofre de dores nas articulações, sabe como é difícil esta realidade. Às vezes, recorre-se aos anti-inflamatórios, a uma medicação que nem sempre nos oferece os resultados que esperamos.

Mas podemos aliviar a sua incidência e ter uma melhor qualidade de vida, mediante alguns hábitos de vida corretos e uma alimentação adequada.

A alimentação pode ser básica para atenuar a dor. É possível nutrir os ossos, as cartilagens e os tendões ingerindo alguns minerais adequados para fortalecer mais as articulações. Outro dado que devemos levar em conta, é que os alimentos com um alto teor de metais pesados e química afetam diretamente as nossas articulações. Por isso, é necessário compensar esta ingestão com uma dieta depurativa para poder eliminá-los.

Dieta para reduzir as dores articulares

- Evite os alimentos processados e químicos

Isso é básico. Pare para pensar por um momento quantos alimentos processados você consome por semana, como doces industrializados, comidas congeladas ou pré-cozidas e enlatadas. E mais ainda, aqui entram também os refrigerantes e os sucos em caixinha que também não são nada saudáveis. Cores chamativas onde só se escondem químicas e corantes. Seja mais seletivo com o que come, gaste um pouco mais de tempo para fazer suas compras e para escolher aquilo que você irá colocar no seu prato.

Evite principalmente as farinhas refinadas, o açúcar, o sal, etc. Você já sabe, todos esses componentes que os nossos órgãos não digerem bem e que tendem a ficar por mais tempo em nosso organismo danificando ainda mais as nossas articulações.

- Cuidado com os alimentos com alta acidez

Temos que destacar também que, se você é um desses sortudos que pertence à porcentagem da população que ainda não sofre de dores nas articulações, é aconselhável que também siga estas orientações, para prevenir essa condição, para evitar estas dores no futuro.

Um dos alimentos que costumamos consumir diariamente e que é mais nocivo do que saudável, é o leite. O leite é um alimento de origem animal com ação acidificante que altera o pH do nosso sangue. O torna mais ácido e acaba produzindo as dores nas articulações. A dose necessária de cálcio você pode obter através dos vegetais.

Outra bebida com acidez elevada é o café, por isso tente não consumi-lo em excesso.

- Cuidado com o excesso de proteína animal

A proteína animal eleva o nível do ácido em nosso corpo como o leite. Sabemos que as proteínas são necessárias para o ser humano, mas uma vez mais, as verduras e suas proteínas vegetais como os legumes ou frutas oleaginosas podem nos proporcionar também um equilíbrio adequado. Se você consome proteína animal, evite a carne vermelha. Fique com o peito de frango ou de peru, por exemplo, que são mais saudáveis.

- Consuma alimentos que favoreçam o consumo de colágeno

O colágeno é básico para reforçar e restaurar a cartilagem. E uma cartilagem forte nos ajuda a diminuir as dores nas articulações. Uma maneira é através da saudável gelatina, que como você já sabe é rica em colágeno e vitamina C, algo essencial para a saúde da nossa cartilagem.

Existem alimentos que, ao serem ricos em enxofre, trazem esse elemento que atua como suporte e como reforço da cartilagem, por isso o ideal é que consuma semanalmente um pouco de cebola, alho, alho-poró, aspargos e couve de bruxelas. Muito apropriado e saudável.

- Ingestão adequada de cálcio e magnésio

Dois elementos essenciais para fortalecer os ossos e a articulação. Por isso, é recomendável que não descuide, e consuma legumes em abundância como as lentilhas e o grão-de-bico. Ideais também são as sementes de abóbora, as sementes de chia, de linhaça, etc. Tesouros ricos em magnésio, um mineral que você pode encontrar também em todas as verduras de folhas verdes como a alface, o espinafre, o alho-poró, a salsa, etc. Não deixe de fazer deliciosas saladas.

As frutas secas e as algas, também podem nos proporcionar estes minerais.

- Alimentos ricos em Ômega-3

Pode ser que te surpreenda, porque o ômega-3 não deixa de ser um tipo de ácido graxo. Mas é o mais saudável e, cientificamente, nos ajuda a reduzir a inflamação e as dores articulares. Não esqueça, e não deixe de consumir umas três vezes por semana alimentos ricos neste elemento essencial. Você pode encontrá-lo no salmão ou em peixes como a cavala. Se você quiser, também pode recorrer a complementos alimentícios que se vendem nas farmácias em forma de cápsulas. Mas antes sempre consulte o seu médico.

- Conselhos nutricionais básicos

Tente acima de tudo manter um equilíbrio e não comer em excesso. O ideal é comer quantidades pequenas várias vezes ao dia, sem pular nenhuma refeição. Mas colocando em seu prato a quantidade adequada. Tentar consumir frutas e verduras frescas e orgânicas. Você sabe que todo elemento químico vai fazer aumentar as suas dores nas articulações. Por exemplo, às vezes ao ingerir muito medicamento o efeito pode ser o contrário: mais dor.

Lembre-se de beber água em abundância – mas que seja baixa em metais, a mais leve que encontrar. É importante que você limpe seu organismo e que elimine todas essas toxinas. A dor nas articulações não se resolve facilmente, mas podemos atenuá-la. Não desanime e também não descuide da sua saúde emocional e seja otimista.

Confira a seguir outras sugestões de alimentos que melhor nutrirão suas articulações.

- Azeite extra-virgem

Pesquisadores da Universidade de Catania, na Itália, adicionaram azeite extra-virgem à dieta de ratos que tiveram lesões nas articulações. Após dois meses, as cobaias desenvolveram elevados níveis de lubricina, uma proteína presente no líquido sinovial, que protege e lubrifica as cartilagens e articulações.

Dica: não deixe de usar azeite extra-virgem na alimentação, temperando saladas, pratos de massa e vegetais cozidos.

- Kefir

O kefir é produzido através da fermentação do leite por leveduras benéficas à saúde, entre elas a L. casei. Este alimento, que pode ser feito em casa, possui um aspecto semelhante ao iogurte, mas o seu valor nutricional é bem superior. Em um estudo científico, voluntários tomaram uma dose diária de L. casei durante dois meses. Ao final deste período, os participantes registraram menores índices de marcadores inflamatórios e rigidez nas articulações que o grupo de controle.

Dica: use kefir ou laticínios probióticos para comer com cereais ou adicionando a smoothies. Marcas sem açúcar contêm mais bactérias.

- Laranjas

Em um estudo, voluntários com osteoartrite que tomaram suco concentrado de laranja por dois meses relataram redução nas dores, e tiveram menos marcadores inflamatórios que o grupo de controle. O alívio foi causado pelo bioflavonóide presente na laranja, chamado nobiletina.

Dica: ao descascar laranjas, conserve a maior quantidade da parte branca possível.

- Salmão*

Este peixe é conhecido pelos seus altos níveis do ácido graxo níveis de ômega 3. Estudos indicam que uma suplementação com ômega 3 dispara uma série de reações no corpo que reduzem as inflamações, especialmente entre quem sofre de artrite. O consumo diário de suplementos de óleo deste peixe reduzem a necessidade do uso de medicamentos, como ibuprofeno.

Dica: por incrível que pareça, as versões em conserva de peixes contêm níveis maiores de ômega 3.

* Fique atento à origem do Salmão. Alguns peixes de criadouros, podem conter corantes, hormônios e outros aditivos químicos.

- Açafrão

Também conhecido como cúrcuma, este condimento atua sobre as dores provocadas pela osteoartrite. Em um estudo, pessoas que tomaram um extrato desta especiaria tiveram um alívio da dor equivalente ao proporcionado por 800 mg diárias de ibuprofeno. Isso porque o açafrão é rico em um antioxidante chamado curcumina, que reduz a concentração de compostos inflamatórios nas células cartilaginosas.

Dica: adicione açafrão ao arroz, feijão e molho de saladas, para colorir os pratos e aliviar as juntas.

Fontes:

http://receitasremediosnaturais.com/saude-natural-melhor-bem-estar/como-tratar-dores-nas-articulacoes/

http://receitasremediosnaturais.com/saude-natural-melhor-bem-estar/como-tratar-dores-nas-articulacoes/

https://luciliadiniz.com/articulando-alimentacao/

Artigos em destaque
Artigos Recentes
Busca por Tags
Nenhum tag.
bottom of page