top of page

MENOPAUSA PRECOCE ESTÁ RELACIONADA A PRODUTOS QUÍMICOS

A maioria das mulheres provavelmente não quer chegar na menopausa antes do tempo. Mas os produtos químicos que você encontra todos os dias podem acelerar o início da menopausa em cerca de 4 anos.

A maioria das mulheres provavelmente não quer que a menopausa seja antecipada. Mas isso parece ser estar acontecendo graças à exposição excessiva aos produtos químicos.

Estima-se que vivemos em um mundo saturado de mais de 80.000 produtos químicos sintéticos. Eles estão em produtos farmacêuticos, alimentos, produtos de higiene pessoal, produtos de limpeza, carros, roupas, computadores e itens domésticos sem fim.

Estes produtos químicos permanecem no ambiente e se acumulam em nossos corpos. Muitos, conhecidos como desreguladores endócrinos químicos (CDAs), interferem na atividade hormonal. Eles foram relacionados a certos tipos de câncer, síndrome metabólica, doenças cardiovasculares, baixa contagem de espermatozoides, puberdade precoce, infertilidade e complicações na gravidez.

Agora, em um estudo publicado na revista PLoS ONE, uma equipe de pesquisadores relacionou a exposição a esses produtos químicos com a menopausa precoce. Na verdade, esses produtos químicos podem antecipar a menopausa em quatro anos!

Menopausa precoce significa mais tempo para as ondas de calor, alterações de humor, falhas na memória e aumento do risco de osteoporose, doenças cardíacas e câncer de mama.

O estudo foi baseado em dados da Pesquisa Nacional de Saúde e Nutrição (NHANES) 1999-2008 abrangendo 31.575 mulheres com idades entre 45 a 55 anos de idade.

Os pesquisadores analisaram 111 EDCs incluindo bifenilos policlorados (PCBs), refrigerantes e DDT. Eles também examinaram os efeitos das dioxinas / furanos (subprodutos da combustão), ftalatos (plastificantes), fitoestrógenos (estrógenos derivados de plantas), derivados fenólicos (fenóis, poluentes industriais), pesticidas organofosforados, hidrocarbonetos aromáticos policíclicos (PAHs, produtos de combustão), e tensioactivos.

Eles se concentraram em produtos químicos que já são conhecidos por interromper a função reprodutiva.

Seus resultados mostraram uma associação clinicamente significativa entre 15 CDAs e idade na menopausa. Isto incluiu nove PCB, três pesticidas, um furano (semelhante à dioxina), e dois ftalatos.

Os ftalatos já foram citados como uma preocupação para as mulheres na menopausa devido às suas propriedades de desregulação endócrina. Eles são comumente usados ​​em materiais de construção, como pisos e revestimentos de parede plástico, materiais de processamento de alimentos e dispositivos médicos. Eles também são encontrados em muitos produtos de cuidado pessoal, como xampus, esmaltes de unha, desodorantes, perfumes, cosméticos, gel para o cabelo, mousses, sprays, e loções para mão e corpo. Você também vai encontrá-los em vernizes e alguns revestimentos de suplementos nutricionais.

Estudos anteriores também descobriram que o uso de ftalatos em mulheres grávidas pode levar a uma feminização dos bebês do sexo masculino e infertilidade em homens. Estudos em animais sugerem que pode levar ao câncer de mama.

Neste estudo, mulheres com altos níveis de 15 EDCs teve em média sua menopausa antecipada em 1,9 a 3,8 anos antes do que mulheres com os níveis mais baixos. E as mulheres expostas aos desreguladores endócrinos tiveram até 6 vezes mais probabilidades de entrar na menopausa em comparação às mulheres sem exposição.

Alguns destes produtos químicos podem ser ilegais ou não estar mais em produção. Por exemplo, PCBs foram proibidos desde a década de 1970. Mas eles ainda persistem em todo o ambiente e representam um risco permanente. E os pesquisadores notaram que PCBs como um grupo causou mais preocupação por seus efeitos reprodutivos.

Além disso, a maior parte dos produtos químicos que afetaram a menopausa tinha uma meia-vida em humanos de 10 anos ou mais. Em outras palavras, uma vez exposto a uma destas toxinas, o corpo levará 10 anos para processar apenas metade.

Como proteger-se de produtos químicos ambientais

É praticamente impossível evitar todas as 80 mil substâncias químicas produzidas ou utilizadas regularmente em todo o mundo. Mas aqui estão algumas coisas que você pode fazer para ajudar a reduzir a carga tóxica sobre você e sua família.

  • Comer frutas e legumes orgânicos para evitar pesticidas, herbicidas e fungicidas. E evitar os produtos químicos em sua própria jardinagem.

  • Coma carnes, aves e laticínios de pastos orgânicos. Animais acumulam produtos químicos dos pesticidas e fertilizantes em sua gordura e tecido.

  • Evite peixes de viveiro, que podem estar contaminados com PCB e mercúrio. Em vez disso, encontre uma fonte confiável de peixes selvagens capturados, ou escolha pequenos peixes que são menos propensos a acumular toxinas na sua carne.

  • Verifique se há ingredientes tóxicos em cosméticos e produtos de higiene pessoal e tente comprar versões não-tóxicas. Procure produtos livres de ftalatos e de outras substâncias químicas perigosas.

  • Evite amaciantes de roupas e outros produtos perfumados, perfumes e purificadores de ar. Tente óleos aromáticos naturais e óleos essenciais como alternativa.

  • Experimente sabões para lavar roupas sem perfume e produtos de limpeza naturais em sua casa.

  • Evite o uso de recipientes de plástico sempre que puder, e não beba em copos de plástico. Use recipientes de vidro.

  • Não utilize recipientes de plástico ou filme plástico no micro-ondas.

  • Evite o uso de alimentos enlatados que podem ter revestimentos BPA.

  • Substitua suas panelas antiaderente e panelas por aço inoxidável de alta qualidade ou esmaltado panelas de ferro fundido.

  • Desintoxique os petroquímicos através da transpiração fazendo exercícios físicos e utilize métodos naturais, como a ingestão de alimentos probióticos, diminuindo a ingestão de alimentos processados e inserindo ervas aromáticas e alho na sua alimentação.

Fonte: http://www.greenmedinfo.com/blog/early-menopause-linked-chemicals?page=2

Artigos em destaque
Artigos Recentes
Busca por Tags
Nenhum tag.
bottom of page