top of page

O Hummus pode prevenir o câncer?

O Hummus pode diminuir o risco de câncer de mama, próstata e cólon em 50%.

Como o hummus pode fornecer tantos benefícios para a saúde?

A partir o grão de bico e sementes de gergelim - os principais ingredientes do hummus.

Grão de bico (e outras leguminosas) contêm compostos originais recentemente descobertos que reduzem drasticamente o crescimento de ambas as células de câncer da mama e da próstata in vitro, e também erradicam 64% de tumores pré-cancerosos do cólon em ratos.

E sim, estes benefícios são comprovados em humanos também. Grandes estudos populacionais confirmam que as pessoas que comem a maioria dos legumes têm 32% menos risco de câncer em geral, incluindo 57% menos do cólon e 45% menos câncer de próstata.

Para o câncer de mama, o grão de bico com gergelim eferece um bônus especial: são ambas fontes de lignanas* no combate ao câncer. Precisamos de pelo menos 5 mg por dia de lignanas para diminuir o risco de câncer e a maioria dos adultos ocidentais consome apenas 1 mg. Mas uma única porção de 100 gramas de hummus oferece um impressionante 35 mg de lignanas. Em estudos recentes, as mulheres que consomem o maior número de lignanas teve 50% menos câncer de mama, enquanto que pacientes com câncer de mama que comem a maioria de lignanas teve uma incrível redução em 71% no risco de morte. O Hummus pode ser um superalimento para estes três principais tipos de câncer, e deve ser considerado como parte de uma dieta saudável centrada em vegetais, frutas e alimentos integrais.

Receita de Hummus (ou patê de grão de bico)

Ingredientes:

  • 250g de grão de bico

  • 4 colheres de sopa de azeite extra virgem (pode ser substituído por tahine ou óleo de gergelim)

  • 2 dentes de alho

  • 1 ramo de folhas de hortelã

  • Sal, salsinha, cebola, limão, temperos a gosto

Preparo:

Lave o grão de bico sob água corrente, escorra e cubra com água fria.

Deixe de molho durante a noite.

Cozinhe o grão de bico na panela de pressão por 30 minutos. No liquidificador, junte o grão de bico cozido e os temperos de sua preferência (e demais ingredientes), e junto, a água do cozimento (o suficiente para liquidificador funcionar e criar uma pasta).

Use a criatividade e faça o patê com: ervilha partida, lentilha, feijão (preto, azuki, fradinho, branco, etc). Bata até obter um creme grosso. Coloque num recipiente e guarde na geladeira.

* A lignana é um fitoesteroide, ou gordura vegetal, que “imita” a ação do estrógeno. Este nutriente é importante na prevenção do câncer de mama, por neutralizar a ação do estrógeno sobre esse tecido, e também do câncer de cólon, além de proteger o sistema cardiovascular e os ossos. Por isso, é fundamental incluir esse fitoesteroide na alimentação diária.

Artigos em destaque
Artigos Recentes
Busca por Tags
Nenhum tag.
bottom of page