top of page

PRÓPOLIS: GRANDE ALIADO DA SAÚDE


As abelhas produzem além do mel, uma substância chamada Própolis. E esta "cola da abelha" é um poderoso bálsamo para a saúde. Na verdade, estudos mostram que ela possui propriedades anticancerígenas.

Dr. Seema Patel do Centro de Pesquisa de Informática, Bioinformática e Medicina, da San Diego State University realizou uma revisão abrangente da literatura sobre própolis e câncer. Dr. Patel encontrou estudos de laboratório em animais que suportam a tese que o própolis pode ser eficiente contra os seguintes tipos de câncer:

  • Cérebro

  • Pâncreas

  • Cabeça e pescoço

  • Rins e bexiga

  • Pele

  • Próstata

  • Mama

  • Cólon

  • Fígado

  • Sangue

O Própolis contém mais de 300 princípios ativos. Descobriu-se que estes componentes combatem o câncer em uma variedade de formas, incluindo:

  • Prevenção do crescimento de novos vasos sanguíneos para alimentar as células cancerosas (anti-angiogênese)

  • Prevenir a propagação ou metástase de câncer de um órgão para outro

  • Cessar a divisão de células cancerígenas

  • Indução de apoptose ou morte celular programada

Além disso, o própolis diminui os efeitos colaterais ou toxicidade de drogas quimioterápicas utilizadas no tratamento do câncer.

As abelhas fazem própolis ao reunir resina de pinheiro e outras árvores. Elas misturam a resina com flocos de cera e pólen, e a levam de volta para a colmeia. Lá elas usam esta resina pegajosa para remendar buracos, selar fissuras e construir painéis na colmeia. Mas o própolis faz mais do que obras. Ele também atua como uma barreira antisséptica, protegendo a colmeia de contaminação e de invasores externos, como ratos, cobras e lagartos. Na verdade, o nome de própolis vem do grego que significa "defesa da cidade."

As propriedades antimicrobianas do própolis protegem a colmeia de vírus e bactérias. Os pesquisadores descobriram que as abelhas que vivem em colmeias revestidas com própolis têm bactérias mais baixas em seu corpo e também sistemas imunológicos mais eficientes.

E o própolis não beneficia apenas as abelhas. Por milhares de anos os praticantes da medicina popular usaram cola de abelha para tratar abcessos, curar feridas e combater a infecção. Na verdade, o própolis foi listado como uma droga oficial nas farmacopeias de Londres do século 17.

Estudos mais recentes confirmam uma longa lista de benefícios à saúde oferecidos pelo própolis. Uma pesquisa do PubMed mostra mais de 2.000 estudos sobre própolis de abelha. Aqui estão apenas alguns dos seus benefícios para a saúde.

Ação 1. Antimicrobiana

O própolis tem uma vasta gama de propriedades antibacterianas. Possui atributos antifúngicos e antivirais. Em um estudo animal, aplicou-se uma solução de própolis para feridas que acelerou a cicatrização em ratos diabéticos.

Nas crianças, o própolis tem sido encontrado para:

  • Prevenir infecções do trato respiratório

  • Diminuir sintomas do resfriado comum

  • Prevenir infecções do ouvido médio

2. Trata queimaduras

Um estudo de 2002 do Jornal de Medicina Alternativa e Complementar, descobriu que o própolis pode promover a cicatrização de queimaduras menores. Os pesquisadores compararam um creme de pele feito com própolis com sulfadiazina de prata, uma droga usada para tratar queimaduras. Os resultados do estudo mostraram que o própolis foi tão eficaz quanto a droga no tratamento de queimaduras de segundo grau.

3. Previne cáries

Médicos gregos e romanos usavam o própolis como desinfetante bucal. Estudos mais recentes mostram que pode ser eficaz no tratamento de periodontite e gengivite.

Muitos estudos também descobriram que extrato de própolis trata a placa bacteriana e reduz cáries dentárias.

Outros estudos mostram que o própolis pode até ajudar a regenerar polpa dental, bem como o tecido ósseo e cartilagem.

4. Trata Parasitas

Testes preliminares mostram que o própolis pode eliminar parasitas. Em um estudo de pessoas que tomaram própolis houve uma taxa de sucesso de 52 a 60% na eliminação do parasita giardíase.

5. A remoção de verrugas

Em um teste-cego, randomizado, de 3 meses, 135 pacientes com diferentes tipos de verrugas receberam própolis oral, equinácea, ou um placebo. Os resultados foram relatados no International Journal of Dermatology. Os pacientes com verrugas comuns atingiram uma taxa de cura de 75% e 73%, respectivamente. Os resultados foram significativamente melhores do que aquelas associadas com equinacea ou placebo.

6. Eficiente contra a herpes genital

O própolis é mais eficaz do que uma droga comum para o tratamento de herpes genital de acordo com um estudo publicado na Phytomedicine .

Durante 10 dias, 90 homens e mulheres com herpes genital aplicaram uma pomada contendo flavonoides de própolis, ou aciclovir (um medicamento utilizado no tratamento de feridas de herpes), ou uma pomada de placebo. Os pacientes aplicaram a pomada quatro vezes por dia.

Ao final do estudo, 24 dos 30 pacientes no grupo de própolis tinha sido curado. Apenas 14 dos 30 no grupo de drogas, e 12 de 30 no grupo de placebo foram curados.

Como o mel, os benefícios à saúde e de composição do própolis irá variar dependendo das árvores e flores e o local em que é produzido. Você pode encontrar própolis em sua forma bruta diretamente de um apicultor local. O própolis também está disponível sem o mel. Mas extratos ou tinturas de própolis são mais convenientes de usar. Eles são conhecidos por estimular o sistema imunológico, e pela sua atividade anti-inflamatória, antioxidante e propriedades antimicrobianas.

Você também pode encontrar formulações de própolis para resfriados e sintomas gripais, cicatrização de feridas, acne, herpes genital e dermatites. Eles estão disponíveis como cremes, pomadas, loções, pastas de dentes e colutórios.

As formulações orais de própolis podem ser encontradas como pastas, pastilhas, extratos líquidos, comprimidos e cápsulas.

No entanto, se você tem uma alergia ao mel ou abelhas, você também pode ter uma reação a produtos contendo própolis.

Para mais informações e estudos, visite a página do Green Med Info sobre própolis de abelha (em inglês): http://www.greenmedinfo.com/blog/7-health-benefits-bee-propolis


Artigos em destaque
Artigos Recentes
Busca por Tags
Nenhum tag.
bottom of page