top of page

Escalda-pés: relaxante e terapêutico.

Um hábito milenar oriental esquecido pelos ocidentais, é o escalda-pés. Com propriedades terapêuticas e relaxantes, o escalda-pés pode ser adicionado aos hábitos saudáveis de quem deseja renovar suas energias e aliviar diversos males resultantes da vida corrida, do stress e do acúmulo de energias estagnadas.

O escalda-pés aquece o corpo, estimulando a circulação sanguínea. E quando aliado às ervas e outros compostos, pode auxiliar no tratamento de diversos males, como insônia, dores de cabeça e tensões musculares.

Você irá necessitar de uma bacia ou um balde, água quente na temperatura que seja suportável, suficiente para cobrir os tornozelos, criatividade e alguns minutos disponíveis para relaxar e acalmar a mente. O ideal é fazer antes de dormir. Quando a água começar a esfriar, retire e seque bem os pés, colocando uma meia para evitar o choque térmico.

Você pode fazer simplesmente com água e sal grosso para relaxamento e alívio de tensões, ou pode adicionar algumas ervas para benefícios adicionais.

Antes de começar, veja um vídeo interessante com alguns fundamentos e benefícios:

Veja abaixo algumas sugestões de escalda-pés:

Escalda-pés para Aumento da Libido:

  • Gengibre – Esquenta, ativando o metabolismo.

  • Pimenta – Esquenta e é estimulante.

  • Laranja - Relaxa, promove abertura e entrega.

  • Canela - Afrodisíaco.

Obs: Contra-indicado para hipertensos. Escalda-pés Anti-Stress:

  • Casca de laranja – Relaxante e auxiliar na tensão nervosa.

  • Camomila – Calmante, alivia dores musculares.

  • Arnica – Extrato, auxiliar nas dores articulares e musculares.

  • Pétalas de rosa branca – Acalma o mental. Tranqüiliza.

  • 1 litro de leite – Hidrata, cuida da pele e dá sensação de bem estar.

Escalda-pés para o dia-a-dia:

  • Sal grosso – 2 colheres de sopa (diminui o edema)

  • Arnica - 2 colheres de sopa de extrato de arnica (encontrado em farmácias)

Obs: pode ser substituída por camomila (alivia a dor e tira o cansaço)

Escalda-pés para problemas de circulação e varizes, além de ser relaxante e revigorante.

  • 2 colheres (sopa) de hibisco

  • 1 colher (chá) de cravos-da-índia

  • 3 folhas de louro

  • 1 colher (sopa) de raspas de casca de laranja

Coloque todos os ingredientes dentro de um tecido chamado musselina. Amarre com um barbante, formando uma trouxinha, e ponha dentro de uma bacia com água fervente. Aguarde 10 minutos para que a água absorva as propriedades dos ingredientes. Veja se a água atingiu a temperatura ideal. E mergulhe os pés pelo tempo desejado. Faça isso, de preferência, à noite, 1 hora antes ou 1 depois do jantar.

Observação: Ervas que esquentam, tais como gengibre, pimenta e canela, devem ser evitadas por hipertensos, dando preferência a ervas refrescantes, tais como erva cidreira, hortelã, arnica, camomila entre outras, podendo-se acrescentar cânfora e/ou sal grosso. A arruda deve ser evitada por gestante, dando preferência a ervas sutis, tais como arnica, camomila, erva cidreira. Pode-se acrescentar um litro de leite e pétalas de rosas brancas. A reflexologia não é recomendada a gestantes e pessoas com marca passo, mas pode ser substituída por deslizamentos sobre todo o pé e movimentos de média pressão sobre os maléolos e tendão de Aquiles. Pessoas com problemas de inflamação ou com presença de escoriações na pele devem evitar água quente, dando preferência à morna. O uso de dolomita (mineral cicatrizante encontrado em farmácias de manipulação) e/ou argila mostram-se eficientes no auxílio da cicatrização.

Fontes:

http://www.curapelanatureza.com.br/2014/04/escalda-pes-de-gengibre-e-cravo.html

http://sosfisio.blogspot.com.br/2011/08/o-homem-contemporaneo-e-diariamente.html


Artigos em destaque
Artigos Recentes
Busca por Tags
Nenhum tag.
bottom of page