top of page

Os benefícios da manteiga clarificada Ghee (Gui).

Você provavelmente já ouviu falar da manteiga Ghee em algum momento. Por ser um alimento livre de lactose, não possui contra-indicações e pode ser utilizado em substituição à manteiga e margarina, ainda com muitas vantagens.

A substituição da gordura hidrogenada, presente em alimentos industrializados e em restaurantes fast food é extremamente benéfica ao organismo. A gordura hidrogenada é a causa de diversos males, como o aumento do colesterol total e do colesterol ruim (LDL); e redução dos níveis de colesterol bom (HDL)2.

A gordura trans age como a gordura saturada ao elevar o nível do colesterol ruim. Isso faz que os níveis de absorção da proteína de alta densidade HDL e do colesterol sejam pasteurizados, sendo que essa pasteurização é responsável pela remoção de HDL do sangue. Isso aumenta as chances do aparecimento de um ateroma, isto é, a placa de gordura no interior de veias e artérias, que pode causar infarto ou derrame cerebral. Está associada também à obesidade, visto que é utilizada em larga escala em quase todos os alimentos.

O Ghee possui vários efeitos terapêuticos e medicinais, de acordo com a medicina Ayurveda. Veja os benefícios:

  • Digestão - Equilibra a acidez gástrica.

  • Absorção - Distribui e conduz os nutrientes para todos os tecidos do organismo com maior eficácia.

  • Purificação - Estimula o metabolismo. Os alimentos são melhor digeridos e absorvidos, evitando formação de toxinas oriundas de restos alimentares, além de auxiliar em sua queima.

  • Inteligência - Ao distribuir melhor o alimento, nutre camadas mais refinadas do sistema nervoso, expandindo memória e capacidade de aprender.

  • Fertilidade - Aprimora a absorção dos alimentos pelo tecido reprodutor.

  • Hepático - Alivia e fortalece o fígado.

  • Longevidade - Contém propriedades de nutrição e purificação por conter vitamina A que é antioxidante.

Você mesmo pode preparar a manteiga Ghee em casa. Você vai obter um óleo dourado, límpido e transparente, que pode ser utilizado para elaborar qualquer prato, principalmente para preparação de legumes e verduras, uma vez que possui grande resistência ao calor.

Pode-se utilizar para refogar alimentos como o arroz, no preparo de sopas, bolos, doces e em frituras. Enfim, é um excelente coadjuvante em qualquer prato que você quiser preparar.

Se for preparada de forma adequada, a manteiga ghee não possuirá sal e lactose. Também não produzirá fumaça em altas temperaturas, devido a isenção de toxinas que provocam a reação. O alimento também dispensa refrigeração, não contém corante ou conservante.

No entanto, mesmo sendo mais saudável, a manteiga ghee ainda é uma gordura. Logo, recomenda-se seu uso moderado. Além disso, por ser mais saborosa que os outros óleos, uma pequena quantidade já é suficiente para ser utilizada em receitas culinárias.

Para preparar a manteiga Ghee em casa, você irá precisar de:

250 gramas de manteiga sem sal Modo de preparo: Coloque a manteiga em uma panela e leve ao fogo médio, mais para alto. A manteiga derreterá até começar a ferver. Observe que formará uma espuma e, em seguida, ela baixa. Quando formar a segunda espuma, aguarde alguns minutos e retire do fogo (formará uns cristais no fundo da panela, que é a lactose). Após esfriar, coe e coloque em um vidro. Deixe no freezer até endurecer e depois retire. Está pronta para usar! Armazene fora da geladeira. Tempo total de preparo: 10 min. + 30 min. de espera = 40min. Nível de dificuldade: médio Rendimento: 1 pote de vidro de 200 gramas

Fontes:

http://gnt.globo.com/receitas/receitas/ghee-a-manteiga-caseira-sem-lactose-receita-de-bela-gil.htm

http://saude.ig.com.br/alimentacao-bemestar/2014-02-02/artigo-voce-ja-ouviu-falar-da-manteiga-ghee.html

http://ghibrasil.com/beneficios/

http://pt.wikipedia.org/wiki/Gordura_trans

Artigos em destaque
Artigos Recentes
Busca por Tags
Nenhum tag.
bottom of page